Comércio de PP reduz efetivação de temporários

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 10/01/2017
Horário 09:00
 

Em virtude da baixa movimentação no comércio esperada para o fim do ano passado, muitos lojistas abriram mão da contratação de temporários, enquanto outros optaram por uma admissão menor em relação aos anos anteriores. Consultados, os presidentes do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente) e Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Vitalino Crellis e Ricardo Anderson Ribeiro, respectivamente, informaram que não é possível levantar o número de temporários admitidos, tendo em vista que, para isso, precisariam se basear em dados oficiais ainda não divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No entanto, Vitalino estima que, dos trabalhadores contratados, até 50% podem ser efetivados.

Jornal O Imparcial Jeniffer trabalha no comércio

Ricardo Anderson explica que a contratação de temporários ocorre em duas circunstâncias. "A primeira é quando o estabelecimento deseja completar o seu quadro de funcionários. Normalmente, se o déficit ocorre a partir de junho, muitos lojistas aguardam o fim do ano para fazer esse tipo de contratação, que se torna mais vantajosa. A segunda condição é quando o quadro já está completo, mas deseja-se fazer a substituição dos funcionários fixos", esclarece. Segundo Vitalino, as gerências dos empreendimentos esperavam baixo aumento para as vendas no último mês do ano, mas as expectativas acabaram sendo superadas. "As vendas cresceram 4% em relação a dezembro do ano anterior e mais de 30% em comparação a novembro", aponta.

A gerente da Patibum, no calçadão do centro da cidade, Maria Aparecida Soares, afirma que, devido ao baixo movimento, contratou apenas duas temporárias, visando reforçar o quadro para dias em que as vendas se tornassem mais expressivas. O que chamou a atenção da lojista foi o alto número de currículos recebidos, que chegaram a cerca de 200. "Pude constatar que a taxa de desemprego na cidade está alta", comenta.

O gerente da Jô Calçados, Amaro César da Silva, conta que também recebeu em torno de 200 currículos e, para reforçar o time, fez a admissão de oito temporários. Destes, ele planeja efetivar dois, que ainda encontram-se em fase de avaliação. Apesar do cenário menos otimista, o gerente destaca que o estabelecimento conseguiu elevar suas vendas em 17% durante esse período. A responsável pelo Depósito do Cabeleireiro, Jeniffer Nunes Gonçalves, por sua vez, denota que a loja contratou três temporárias para substituir três funcionárias fixas, no entanto, estas já foram dispensadas. Quanto ao recebimento de currículos, o número também foi alto. "Chegamos a receber dez currículos por dia", pontua.

 
Publicidade

Veja também