Depois de fechar 2024 com um crescimento expressivo de 6,9% no faturamento, o melhor da série histórica, com R$ 18,7 bilhões movimentados, o comércio de Presidente Prudente entrou em 2025 sob sinais de oscilação, conforme indicou o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região).
Segundo a entidade, embora janeiro tenha registrado leve alta nas vendas devido às promoções de início de ano, fevereiro e março sofreram retração de até 5%, reflexo, de acordo com o sindicato patronal, direto das despesas fixas que comprometem a renda das famílias no primeiro trimestre.
Ainda assim, o saldo de empregos formais no setor se manteve positivo, com a criação de 59 vagas entre janeiro e março. Para a entidade, o recuo pontual não representa tendência de queda, mas sim um ajuste temporário. “A avaliação é de que, apesar dos desafios iniciais, o comércio demonstra resiliência e já apresenta sinais de recuperação”, avalia o presidente do Sincomércio de Prudente, Vitalino Crellis.
A retomada começou a se desenhar em abril, com saldo positivo de 38 novas vagas formais no comércio. Para o segundo semestre, a entidade aposta em um ambiente mais favorável, impulsionado por ações sazonais como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, além de campanhas de inverno e programas de qualificação profissional. “Essas datas devem aquecer as vendas e também fomentar contratações, especialmente de forma temporária”, aponta o Sincomércio.
Já para Raul Audi Junior, presidente da Acipp (Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente), o segundo semestre deverá apresentar um crescimento moderado das vendas. “A inflação e as altas taxas de juros seguem como barreiras ao consumo, exigindo ainda mais criatividade dos lojistas”, pondera.
Segundo ele, os dados consolidados do primeiro semestre de 2025 ainda não estão disponíveis, mas a percepção é de que o desempenho não superou o mesmo período do ano passado, quando o varejo avançou 5,2%, conforme o IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
Em resposta ao cenário econômico apertado, a Acipp tem intensificado ações de capacitação e estímulo à inovação no varejo. “Por exemplo, estamos neste momento com um curso sobre o uso de inteligência artificial para otimizar os resultados do varejo e, no próximo dia 21, teremos uma palestra gratuita sobre vendas no Dia dos Pais, destacando a importância da experiência cada vez mais personalizada do cliente”, destaca Raul. As atividades fazem parte do Programa de Aceleração do Comércio, promovido em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).