Comir promove 1º Seminário da Igualdade Racial

OSLAINE SILVA - Da Redação

Presidente do Conselho diz que objetivo do evento é a promoção da igualdade racial e a conscientização da sociedade de modo geral

COLUNA - OSLAINE SILVA

Data 15/11/2018
Horário 05:48
Marcio Oliveira: Ontem na Praça 9 de Julho teve apresentação da Ginga de Capoeira
Marcio Oliveira: Ontem na Praça 9 de Julho teve apresentação da Ginga de Capoeira

Exposições artísticas, apresentações musicais, desfile de beleza e encontro religioso ecumênico são algumas das ações da ampla programação do 1º Seminário da Igualdade Racial de Presidente Prudente, promovido pelo Comir (Conselho Municipal de Igualdade Racial) em parceria com o Coletivo Mãos Negras, desde sábado (10) seguindo até o dia 25. Ontem quem passou pela Praça Nove de Julho, no calçadão, pode ver uma apresentação da Ginga de Capoeira.

De acordo com o presidente do Comir, Renato David, 53 anos, o objetivo do evento é a promoção da igualdade racial e a conscientização da sociedade de modo geral na questão da humanização sobre o preconceito porque muitas vezes as pessoas ouvem falar a respeito, mas não praticam o bom atendimento, de reciprocidade ao próximo. E a inclusão de todos na sociedade.

“A programação dos eventos realizados é geralmente feita baseada na realidade do cotidiano brasileiro. Esperamos que o público aprecie o evento em um todo”, espera o presidente.

Fabiana Alves dos Santos, 23 anos, uma das integrantes do Coletivo Mãos Negras fala que o grupo entende que a discussão sobre as questões raciais ainda é algo que é deixado para segundo plano. Com a realização do Seminário é possível trazer o tema para um local de visibilidade, possibilitando a formação de cidadania.

 

Mãos Negras

O coletivo surgiu em 2013, quando três estudantes negros do curso de Geografia e bolsistas do Programa de Permanência Estudantil da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) campus de Presidente Prudente, sentiram a necessidade de discutir a presença das pessoas negras no ambiente universitário.

O grupo percebeu que apesar da população brasileira ter um número exponencial de mulheres e homens negros, a quantidade de estudantes era reduzida e pouco se falava sobre a ausência deles nesse espaço.

“O objetivo do coletivo é discutir aspectos políticos, culturais, artísticas e educacionais que envolvem pessoas negras universitárias e não-universitárias, dando suporte para a construção da identidade étnica, através de rodas de estudos.

 

COMO O COLETIVO TRABALHA

 

- Roda de Conversa: Estudo de temas que envolvem as questões étnicas e raciais.

Ocorrem semanalmente na UNESP;

 

- Exposição artística: Em parceria com o Mocambo Nzinga (entidade que possui um acervo de livros, máscaras afro-brasileiras e bonecas);

 

-Acompanhamento pedagógico: Implementação da Lei 10. 639/03 em escolas municipais, estaduais e particulares;

 

- Acompanhamento pedagógico: Palestras em Universidades;

 

- Oficinas diversas.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 16 - Workshop, Oficina de Turbante, Corte de Cabelo Masculino e Feminino. Gratuito. Ação Social do Instituto Marcelo Marinho e Embeleze

Horário: das 9h às 12h

 

Dia 17 - Desfile de Modas Afro

Local: em frente das Lojas Pernambucanas

Horário: das 9h às 12h

 

- Graduação de Alunos da Associação de Capoeira Aroeira – mestre Branco

Local: Ginásio Municipal de Esportes

Horário: das 14h às 17 h.

 

Desfile da Beleza Negra - Espaço Real Grandeza- Rua Júlio Horio, nº 315. Jardim Vale do Sol

Horário: às 20h

 

Dia 18 - Missa Afro com Liturgia, Cânticos e Figurino à Carater

Local: Catedral de São Sebastião

Horário: às19h

 

Dia 20 - Sessão Solene Alusiva à Semana de Consciência Negra - entrega de Cartão de Prata para Fátima Marinho, Aparecido Pereira Brito e Diogo Silva Santos

Local: Unoeste Campus 2 - Salão Torre de Cristal

Horário: às19h30

 

* Apresentação do Mafesta - Madiba Festival Arte (música, dança, exposição de fotos e artes plásticas, gastronomia e Desfile de Modas.

 

Dia 21 - Encontro Religioso Ecumênico

Local: Salão de Cinema do Matarazzo

Horário: 19h30

 

Dia 22 a 30 - Exposição de Artes Afro – Brasileira

Local: Poupatempo

Horário: das 9h às 17h

 

Dia 25 - Almoço Afro-Brasileiro, no Cardápio de Feijoada

Local: Salão de Festas da Paróquia da Catedral de São Sebastião

Horário: das 11h às 15h


 

 

Publicidade

Veja também