Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população acima de 6 meses em Prudente

Na cidade, são 28 salas de imunização que funcionam de segunda a sexta e uma aos sábados; Prefeitura destaca baixa adesão à campanha pelos públicos-alvo

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 02/05/2024
Horário 16:41
Foto: Arquivo/Secom
Vacina contra influenza agora está disponível para qualquer pessoa acima de 6 meses de idade
Vacina contra influenza agora está disponível para qualquer pessoa acima de 6 meses de idade

Seguindo as novas orientações do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), passou a disponibilizar a vacina contra influenza para toda a população acima de seis meses de idade.

Na cidade, são 28 salas de vacina que funcionam de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30. Aos sábados, está aberta a sala da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Vila Marcondes, das 9h às 15h.

Iniciada na última semana de março, a Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe tem tido uma baixa adesão dos públicos-alvo, aponta a Prefeitura. "Até o momento, apenas um terço [34%] dos idosos receberam a dose. Em relação às crianças, a cobertura é ainda menor, de 23%. Já entre gestantes e puérperas, está em 19%. Foram aplicadas ao todo 26.748 vacinas, o que corresponde, de forma geral, a 31% do público-alvo", informa.

Os cidadãos devem comparecer com o CPF (Cadastro da Pessoa Física) ou certidão de nascimento para as crianças, caso ainda não possuam CPF. O documento é necessário para que seja feito o registro da vacinação no sistema, nominalmente, nos mesmos moldes da imunização contra a Covid-19.

Tipos do vírus

De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Segundo a pasta, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. "A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a campanha nacional de vacinação contra a gripe", expõe.

Este imunobiológico oferecido no SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul.

Publicidade

Veja também