Comissão elege vencedores de concurso fotográfico

Ação contou com a participação de 126 fotografias, entre 42 fotógrafos profissionais ou amadores; premiação ocorre na segunda

Marcio Oliveira - Comissão esteve reunida na tarde de ontem na sede deste diário para a seleção das imagens
Marcio Oliveira - Comissão esteve reunida na tarde de ontem na sede deste diário para a seleção das imagens

A comissão organizadora do 6° Concurso Fotográfico Árvores da Cidade se reuniu na tarde de ontem, na sede de O Imparcial, para selecionar os 20 melhores colocados do concurso, que devem participar de uma exposição no Centro Cultural Matarazzo, dos quais três deles serão premiados na segunda-feira. O evento, que é promovido pela Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), jornal O Imparcial e a Promotoria do Meio Ambiente, contou com 126 fotos inscritas e a participação de 42 pessoas, entre fotógrafos e amadores. O concurso possui o intuito de premiar as melhores fotografias de árvores de Presidente Prudente, em alusão ao mês comemorativo ao Dia da Árvore.

Para o secretário da Semea, Wilson Portella Rodrigues, que faz parte da comissão, o evento favorece a conscientização da população quanto aos cuidados com o meio ambiente e a importância da arborização da cidade. “O evento promove a interação entre a comunidade e mostra os destaques das belezas naturais de Presidente Prudente”, explica. Os critérios para avaliação que foram levados em consideração foram a coerência com o tema, beleza plástica da imagem e a emoção captada pela foto. “Não sou profissional, mas gosto de fotografia e avaliei a beleza da imagem sobre vários aspectos, e vi que tinham trabalhos excelentes. Encontramos a sensibilidade dos fotógrafos e vimos que as árvores foram muito bem representadas. Um evento como esse valoriza o meio ambiente e os benefícios das árvores como um todo, que vão além dos aspectos ambientais”, lembra o promotor Jurandir José dos Santos.

Já o jurado e juiz de Direito, Carlos Castilho, afirma ser um fotógrafo amador, o que lhe proporcionou a participação em alguns concursos, como o próprio Árvores da Cidade, o que, para ele, é uma satisfação. “É, ainda, um grande desafio, pois cada fotógrafo tem seu olhar, bem como cada jurado tem o seu e isso dificulta de certa forma no início, até por causa da diversidade. Com o tempo, nós afinamos aquelas que chamam a atenção de todos e chegamos no grupo de 20 imagens”, salienta.

Os vencedores serão conhecidos em uma arte a ser publicada na versão impressa deste diário, nesta terça-feira, após a solenidade de premiação. O primeiro lugar ganhará uma TV e um pacote de hospedagem para dois adultos e duas crianças no Terra Parque Eco Resort. O segundo será contemplado com uma câmera e dois vouchers day use também no Terra Parque Eco Resort. Já o terceiro lugar, ganhará um celular e um voucher day use no Terra Parque. Fora isso, mais cinco fotografias serão contempladas com menções honrosas de um voucher individual para um almoço em churrascaria e no Pesqueiro Ferreira Mel.

A cerimônia de premiação será realizada às 20h, no dia 1° de outubro, no Centro Cultural Matarazzo. O concurso tem como objetivo contribuir para a conscientização da sociedade para com o meio ambiente, assim como destacar a importância da arborização no município.

SERVIÇO

Os ganhadores serão apresentados em uma arte a ser publicada na versão impressa deste diário, na terça-feira, após a cerimônia de premiação, que irá ocorrer às 20h, no dia 1º de outubro, no Centro Cultural Matarazzo, que fica localizado na Rua Quintino Bocaiuva, 749, Vila Marcondes.

Publicidade

Veja também