Como construir suas metas em saúde?

OPINIÃO - Osmar Marchioto Jr.

Data 10/04/2024
Horário 04:30

Metas sempre estarão em nossas vidas, sejam elas metas relacionadas a questões profissionais, familiares, financeiras e pessoais. Uma meta é uma espécie de bússola em nossas vidas; servem para nos dar direcionamento para alcançarmos os nossos objetivos.
Estamos a todo momento estipulando metas, das mais simples às mais complexas, que expressam desejos e demandam ação e esforço.
Metas em saúde funcionam como um dos fatores motivadores que geram mudanças e nos ajudam a construir uma vida alinhada com o que queremos ser, com os nossos valores.
Na construção de uma vida mais saudável, o segredo é encontrar a motivação não somente para iniciar um projeto em busca de melhores hábitos, mas principalmente para superar os desafios e barreiras que encontramos ao longo da jornada para sustentá-los.
Mas afinal, é preciso ter metas para termos melhores hábitos? A resposta é sim, pois sem uma direção, sem saber para onde queremos ir, vamos simplesmente seguir o fluxo.
Lembrem-se que quando não escolhemos o que queremos de nossas vidas, alguém irá escolher por nós.
A determinação de uma meta em saúde gera efeitos positivos no processo de mudança do estilo de vida:
- Ajuda a focar e canalizar nossas energias em busca do objetivo traçado.
- Aumenta o nível de persistência e sustentação da mudança.
- Desafia o cérebro a criar estratégias que façam sentido para se chegar ao objetivo final.
O tipo de meta que estipulamos é fundamental quando pensamos em saúde. Quando estipulamos metas e não cumprimos, o primeiro pensamento que vem em nossa mente é: faltou força de vontade, falhamos...  Isso gera frustração e experiência negativa. Mas será que faltou força vontade?
Você não atingiu a sua meta não por falta de vontade, mas por não saber como; por não ter a estratégia correta você não recrutou os recursos necessários.
Em primeiro lugar, a meta precisa ser clara, com um objetivo específico. Por exemplo: quero perder 10 kg (quilos) em um ano. Não devem ser metas genéricas do tipo “esse ano vou ter uma vida mais saudável”. Definir uma meta específica e mensurável é importante para que no meio do caminho consigamos mudar a rota caso a estratégia não funcione. A precisão da meta acentua o fator motivador para onde queremos ir, senão seria como chamar um carro via aplicativo e sem ter a mínima ideia do destino em que se quer chegar. Suas metas em saúde precisam ser claras, mensuráveis, temporalmente definidas, adequadas à sua capacidade e que respeitem o seu momento de vida.

Publicidade

Veja também