Como evitar as principais dores em idosos? 

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 12/04/2023
Horário 05:00

Quantos idosos têm passado intenso sofrimento com dores agudas e crônicas, especialmente aquelas da cabeça, nas costas, nos joelhos e nos pés? 
É bem verdade que a terceira idade será uma fase de grande experiência de vida, afinal, chegar até os 80, 90 anos, não é tão raro hoje em dia, no entanto, também, esta fase consiste em intensas modificações físicas e mentais que, frequentemente, comprometem a qualidade de vida de muitos idosos. 
Dentre os principais problemas físicos estão as dores, especialmente, as crônicas que acometem os idosos.  São as dores de cabeça, as dores no pescoço, as dores nos ombros, as dores nos braços e mãos, as dores na coluna lombar, as dores no quadril, as dores dos joelhos. As bursites, as tendinites, e por até não ter fim. 
E você já pensou que seu papai, sua mamãe ou seu vovô e vovó, podem estar sentindo diariamente alguma desta dor, e não te fala? 
Na verdade, os idosos são semelhantes ao tempo em que você e eu éramos crianças, onde muitas vezes fazíamos uma “arte” e ficávamos caladinhos para não levarmos bronca ou pior, apanharmos. Assim, sabemos que muitos idosos também têm este comportamento, ou seja, eles normalmente, para não incomodar você a se deslocar a um hospital, ficam quietos e sofrendo. 
Como responsáveis pelo cuidado deles precisamos identificar o que está acontecendo, e para isso precisa de visitá-lo com maior frequência, caso more sozinho, ou se contigo, tirar um tempo para conversar.
É preciso avaliar frequentemente com profissionais médicos para diagnósticos de suas dores. Uma sinusite crônica pode levar a dores de cabeça e dificuldade em dor. 
Ou que seus dentes frágeis e quebradiços podem produzir as terríveis dores de dentes devido a uma carie. Levar ao dentista semestralmente é necessário. 
As bursites, as tendinites e as dores articulares podem ser facilmente aliviadas a uma consulta com médico ortopedista. Pode ser necessário fisioterapia para melhorar mais ainda. 
Manter regularmente as visitas médicas, dentistas, exames médicos, e fisioterapia podem com certeza prevenir situações mais graves e deixar seu ente querido sem dor. 
Com certeza, terceira idade pode ser cheia de situações, e cuidar de idosos pode ser desafiador, mas ter um cuidado a mais sempre será bem-vindo.
 

Publicidade

Veja também