Como evitar o câncer de mama

Belmiro d’Arce

COLUNA - Belmiro d’Arce

Data 25/10/2020
Horário 05:44

A VERDADEIRA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA consiste na prática de ações que diminuem ao máximo a possibilidade da doença acontecer: cuidar para não ter a doença.

 

AS CAUSAS MAIS DETERMINANTES do câncer de mama estão relacionadas com os hábitos de vida, a maneira como a mulher cuida do seu corpo. Existem os que favorecem e os que impedem a instalação do câncer.  

 

DIAGNÓSTICO PRECOCE NÃO É PREVENÇÃO. Autoexame de mama e mamografia são para tentar diagnosticar a doença precocemente, porém, a mesma já está instalada. E, claro, melhor do que diagnosticar precocemente é não ter a doença.

 

A IDEIA DE QUE FAZER AUTOEXAME E MAMOGRAFIA significa fazer prevenção é um equívoco, pois induz a mulher a pensar que está fazendo tudo que precisa ser feito e deixar de agir na forma efetiva necessária para evitar a doença. Na prevenção estão as seguintes ações:

 

1. CUIDAR BEM DO CORPO. Dar o que ele precisa para funcionar bem e ser resistente: sol; água em abundância; comida de verdade (muitos vegetais; poucos carboidratos e produtos industrializados); manter boa digestão e boa flora intestinal; exercícios físicos; descanso do corpo e da mente; reposição de vitaminas e minerais; manter peso normal.

 

2. CUIDAR BEM DA MENTE, das emoções: buscar ambiente de alegria, paz, harmonia, amor; eliminar mágoas, pesares, ódios, revoltas, inveja, soberba, enfim, os pensamentos e sentimentos negativos que afetam o funcionamento dos genes.

 

3. CUIDAR BEM DO ESPÍRITO conforme os valores pessoais. Para os cristãos, significa manter o relacionamento com Deus, a fonte de amor e poder, através das práticas de oração, leitura da Bíblia, frequência à igreja e testemunho.

 

4. EVITAR AS CONDIÇÕES CANCERÍGENAS: 1. Alimentação rica em açúcar, amidos, com agrotóxicos, produtos industrializados, substâncias, agressivas, estranhas ao corpo; 2. Obesidade carrega consigo uma série de fatores que favorecem a instalação do câncer. 3. Sedentarismo. 4. Aspiração de substâncias químicas, aerossóis, aromatizantes artificiais; 5. Substâncias químicas aplicadas na pele; 6. Irradiações, campos elétricos e magnéticos (aparelhos eletrônicos, celulares e computadores, antenas de transmissão, usados muito tempo e com muita proximidade do corpo); Excesso de exposição a RX. 7. Estresse emocional, sentimentos de raiva, mágoa, ódio, pesar prolongados.


O AMBIENTE EM QUE AS CÉLULAS SE ENCONTRAM influi no funcionamento dos genes que comandam o seu crescimento. O ambiente celular agredido pelas situações referidas acima, alteram o gene e se instala um crescimento desordenado e a formação do tumor. Os estudos da epigenética demonstram bem esse mecanismo.

 

A HEREDITARIEDADE, A GENÉTICA, influi muito pouco, menos de 10%. Apenas confere uma tendência e não um determinismo absoluto. Assim, mesmo existindo casos na família, se a mulher mantiver os cuidados adequados com o seu corpo a doença não se manifestará. Então, em vez de preocupar-se pela existência de casos na família, a mulher deve cuidar para não repetir os hábitos que provocam a doença.

 

A MANEIRA MAIS EFICIENTE PARA EVITAR O CÂNCER é cuidar bem do corpo, da mente e do espírito, proporcionando o que ele precisa para funcionar bem e eliminando os hábitos prejudiciais. Assim, desintoxica, elimina inflamação e acidez, produz endorfinas, que geram bem-estar, favorecendo o bom funcionamento dos genes, células, tecidos, órgãos e todos os sistemas do corpo.

 

IMPORTANTE É A PREVENÇÃO DA RECIDIVA do câncer. Ter os cuidados para que o câncer curado não retorne, para que não ocorram metástase, o acometimento de outros órgãos. Se um câncer se instalou é porque condições favoreceram. É preciso mudar o estilo de vida que não deu certo, que já provocou a doença uma vez, para que ela não ocorra novamente. Continuar vivendo da mesma forma que vivia antes da doença é manter maior possibilidade da doença retornar.

 

HÁ O QUE FAZER PARA EVITAR O CÂNCER DE MAMA; depende de a mulher adotar um estilo de vida, através de práticas simples e importantes para prevenção e cura de todas as doenças, da saúde geral.

 

Publicidade

Veja também