Comportamentos que contribuem para queimadas devem ser banidos de vez

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 18/09/2022
Horário 03:38

A Defesa Civil vem alertando para a baixa umidade relativa do ar. Conforme o órgão, a região oeste do Estado terá tempo seco acentuado nos próximos dias, e, somado a fortes rajadas de ventos, o cenário se torna propício para que focos de queimadas se alastrem, e se tornem incêndios de grandes proporções. Desta forma, o cuidado deve ser redobrado. Não somente com a saúde, reforçando a hidratação, seja aumentando a ingestão de água e sucos, seja mantendo os ambientes umidificados, mas também com certos comportamentos que contribuem para as queimadas.
Quantas e quantas vezes não sentimos de quilômetros de distância aquele odor de fumaça, misturado com ardência nos olhos e fuligem no ar? Depois acabamos por nos certificar que em alguma área próxima houve um incêndio, que começou com um pequeno foco, mas logo se alastrou, devastando o mato e tudo o que está pela frente. Quando o tempo está seco, os prejuízos para a saúde já são imensos, especialmente para bebês, crianças e idosos. Agora, o incômodo se potencializa quando há queimadas em locais próximos. 
Isso sem contar o trabalho descomunal dos bombeiros para controlar o incêndio, e o risco a que se expõem também. Portanto, comportamentos extremamente nocivos, como jogar bitucas de cigarro pelas vias, ou simplesmente tocar fogo em alguma área para controlar o nascimento de ervas daninhas, por exemplo, devem ser banidos de vez. Quem pratica ações como essas não devem imaginar o tamanho do problema que pode causar para comunidades inteiras. É preciso conscientização. Mexer com fogo nunca foi e nunca será uma brincadeira.

Publicidade

Veja também