Compras de última hora movimentam supermercados

Em Prudente, faturamento do setor no réveillon pode ser até 20% maior em relação aos outros meses do ano; principais escolhas dos consumidores são bebidas, frutas e carnes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 31/12/2021
Horário 10:22
Foto: O Imparcial
Principais escolhas dos consumidores são bebidas, frutas e carnes
Principais escolhas dos consumidores são bebidas, frutas e carnes

Às vésperas do réveillon, o impacto nas vendas de última hora, que ocorre habitualmente em datas festivas, aqueceu o comércio de Presidente Prudente. Nos supermercados, a data é sempre próspera e o faturamento pode ser até 20% maior em relação aos outros meses do ano. Para acompanhar este movimento, a reportagem percorreu alguns estabelecimentos da cidade na tarde de ontem e constatou que as principais escolhas na hora de finalizar o ano foram as tradicionais bebidas, seguida de frutas e carnes.
No Supermercado Estrela, o gerente de loja, Iremar Cordeiro, explica que nestes dias que antecedem a virada de ano, os consumidores buscam repor os mantimentos e bebidas comprados para celebração do Natal. Por lá, os itens mais procurados são os espumantes, como champanhes, frisantes e sidras, que brindam a chegada do novo ano. Na sequência, aparecem as frutas, que são tradicionais nas ceias, e as carnes e cervejas. 
“No começo de novembro, aumentamos os estoques desses produtos para celebração do Natal. Depois dessa data pedimos um segundo lote para o réveillon”, explica o gerente de loja. “Natal e ano-novo só perdem para o Dia das Mães, no que diz respeito às vendas. Contudo, para este réveillon estimamos um aumento de 20% nas vendas se comparado com outros meses do ano”, acrescenta. 
No Supermercado Avenida, o estoque para o período de celebrações sazonais foi reposto no final de outubro e começo de novembro. No entanto, segundo o gerente local, João Luis Nicolosi Gasparino, às vésperas de Natal e ano-novo ainda mantêm certas diferenças em vendas. “Dia 24 de dezembro vende mais do que o dia 31 do mesmo mês, por exemplo. Isso ocorre porque muitas pessoas se programam para as duas ceias com antecedência. Então, quando alguém volta ao supermercado é para repor alguns itens”, detalha.
Mas, quando o assunto é a celebração do réveillon, o gerente pontua que no supermercado os itens mais procurados são bebidas, frutas e carnes. “No Natal, por exemplo, existe uma procura grande por aves. Para o réveillon, os consumidores procuram mais por carnes”, explica. Por lá, as vendas desses últimos dias do ano chegam a dobrar se comparado com dias normais. 

Foto: O Imparcial


João diz que no supermercado os itens mais procurados são bebidas, frutas e carnes

Repondo estoque

A bancária Marilda Ferreira dos Santos, 48 anos, foi até o Supermercado Avenida para comprar frutas frescas. “Hoje [ontem], eu estou levando frutas mais frescas como pêssegos e bananas. Além disso, vou levar algumas frutas secas que fazem parte da ceia de ano-novo”, destaca. 
Ainda no supermercado, a reportagem encontrou o aposentado Carlos Massena da Silva, 78 anos, que também seguiu ao local para comprar frutas. “Eu moro em São Paulo [SP] e estou em Prudente para celebrar o réveillon ao lado da família”, conta. “Aproveitei que saí para almoçar e passei aqui no supermercado para comprar mais frutas”, detalha. 
Neste ano, os dois personagens ouvidos pela reportagem pretendem celebrar a chegada do novo ano ao lado da família.

Fotos: O Imparcial 

280


Marilda foi ao supermercado para comprar frutas mais frescas


Carlos mora em São Paulo e veio para Prudente celebrar o réveillon com a família 

Publicidade

Veja também