Comtur entrega lembrança a visitantes do Santuário de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 15/06/2021
Horário 05:34
Saco coletor de lixo para uso em veículos foi entregue aos fiéis
Saco coletor de lixo para uso em veículos foi entregue aos fiéis

Todos os fiéis que estiveram em Santo Expedito visitando a loja de recordações receberam um saco coletor de lixo para uso em veículos. O produto foi entregue para a comissão administradora da igreja e para muitos serve como uma autêntica lembrança para quem foi e visitou o santuário.

Quem?

O material foi confeccionado pelo Comtur e serviu muito bem para fazer com que os devotos procurassem o seu, a fim de guardar como lembrança. São iniciativas como esta que impulsionam os trabalhos de valorização daquele município que é o único do projeto Município de Interesse Turístico da região de Presidente Prudente. 

O terço

Um grupo de devotas da região pede para a coluna orientações sobre como rezar o terço específico para Santo Expedito. Fazemos nesta edição e, assim, atendemos mais dois grupos de devotos que já haviam feito esse pedido, um de Pirapozinho e outro de Santo Anastácio.

O poderoso Terço de Santo Expedito 

O Terço de Santo Expedito é mais uma forma de pedirmos a intercessão deste grande santo. Observe que as orações são todas rimadas, são poesia em forma de oração. Essa poesia nos ajuda a compreender a força de Santo Expedito, características de sua vida e o poder de sua intercessão. Para rezá-lo, usa-se um terço normal, de cinco mistérios, 50 contas mais as contas iniciais, como no terço mariano. Porém, as orações são diferentes, todas dirigidas a Santo Expedito. Em cada uma das cinco contas grandes reza-se uma oração diferente. E, nas contas pequenas, reza-se sempre a mesma oração, como as Ave-Marias do terço normal. Quando for rezá-lo, procure, o quando possível, um lugar tranquilo e pacífico. Se possível, prepare um pequeno altar, coloque uma imagem de Santo Expedito, acenda uma vela e reze com fé. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Oração inicial do terço: Meu Jesus, misericórdia dos meus pecados, libertai-me de todos os males que me oprimem o corpo, a alma e o espírito. Dai-me a vossa graça e a vossa paz. Não retireis de mim o vosso Santo Espírito.

Nas primeiras contas reza-se: Creio, Pai Nosso, três Ave-Marias e o Glória 

 1. Na primeira conta grande: 
“Ó Santo Expedito, das causas urgentes, atende o pedido de tantos irmãos. Amigo dos pobres, aflitos, doentes, concede-nos sempre tua proteção!”

Nas contas menores (em todos os mistérios): 
“Ó Santo Expedito, és forte, guerreiro, soldado de Cristo, fiel vencedor! Nas horas difíceis és mediador do povo que reza com tanto fervor”. (Glória ao Pai...)

2. Na segunda conta grande: 
“Ó Santo Expedito, tua fé, firme e forte, ganhaste de Cristo, a coroa da glória. E, martirizado, tiveste esta sorte, nós hoje cantamos a tua vitória”.

3. Na terceira conta grande: 
“Ó Santo Expedito, tu és o modelo dos jovens, soldados e dos estudantes, em nome de Cristo te pedimos, semeia bondade em todos os lugares”.

4. Na quarta conta grande: 
“Ó Santo Expedito, que os viajantes não sofram nas suas viagens e voltem aos lares felizes e contentes, com fé, esperança, e muita coragem”.

5. Na quinta conta grande: 
“Ó Santo Expedito, a minha conversão de hoje não posso adiar para amanhã, anseio um dia ter a salvação, por isso desejo a vida cristã”.

Oração Final
“Ó Poderoso Santo Expedito, apresentai a Deus os meus pedidos, neste momento de aflição e desespero em que me encontro. Atendei com urgência o que vos peço com fé e confiança. Anunciarei o vosso nome bendito entre os meus irmãos para que se convertam a Cristo seguindo o vosso belo exemplo de Mártir Glorioso, não trocando Jesus por nada. Amém”.

Outra coisa muito importante que vai ajudar você a crescer na fé e na devoção a Santo Expedito é procurar conhecer a vida dele. Santo Expedito foi um grande herói da fé. Um ser humano como nós, que teve suas fraquezas e as venceu com a fé. Sua principal fraqueza era procrastinação, como vimos. Mas a fé em Jesus, a certeza da presença de Deus conosco e de uma vida eterna e feliz no céu lhe deu forças para alcançar a vitória. Assim, conhecendo a vida de Santo Expedito, rezaremos melhor a oração e o terço dirigidos a ele.

O terço é importante
É pra minha alma um grito
Que faço com muita fé
Para o meu Santo Expedito.
(José Costa)

 

Publicidade

Veja também