Comunidade e poder público devem se unir em prol do meio ambiente

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 04/09/2022
Horário 05:16

É com cada vez mais urgência que os municípios precisam se atentar às questões que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade. Não é à toa que o assunto é tão discutido, integrando os projetos dos governos e das empresas sérias, que realmente estão comprometidos com o bem-estar da população. Infelizmente, ainda há muito a se avançar, mas é inegável que os esforços estão se concentrando em propostas que colocam as pautas ambientais em primeiro plano.
Na edição deste domingo, O Imparcial compartilha com os leitores, os municípios regionais que se empenharam na execução de ações e políticas públicas sustentáveis durante o ano de 2021, e, por isso, foram certificados com o selo do PMVA (Programa Município VerdeAzul). Ao todo, 15 municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado, cuja sede administrativa é Presidente Prudente, integram o Ranking Ambiental Paulista do PMVA, sendo que cerca de 200 cidades figuram nesta lista.
Para que um município seja qualificado, é necessário atingir a pontuação mínima exigida (40 pontos), considerando as notas obtidas nas 10 diferentes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Dois municípios regionais, Adamantina e Presidente Prudente, ainda foram reconhecidos com o Prêmio Governador André Franco Montoro, que concede honraria aos municípios melhores colocados em cada UGRHI (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos). 
É importante frisar que as ações de sustentabilidade, com impacto positivo sobre o meio ambiente, também devem ser colocadas em prática pela população. De nada adianta a implementação de políticas públicas pelo poder público, se os moradores não se dedicam a elas também. Um exemplo positivo, também noticiado na edição de hoje deste diário, é a realização de mais um mutirão do lixo eletrônico em Prudente. Em menos de duas horas, cerca de 4 toneladas de materiais já haviam sido recebidas pela organização. Isso demonstra a adesão e a conscientização da comunidade em relação a esse tipo de evento, que promove a destinação correta aos itens recolhidos. Juntos somos mais fortes!

Publicidade

Veja também