Concessão de parque continua sem previsão

REGIÃO - Victor Rodrigues

Data 01/09/2016
Horário 15:45
 

A concessão do Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, à iniciativa privada, continua sem previsão. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que administra as questões dos parques, o processo será gradual. A emenda aglutinativa do PL (Projeto de Lei) 249/13, que autoriza a concessão de 25 parques estaduais à iniciativa privada, incluindo o parque mais famoso do oeste paulista,  está aprovado desde junho. "Inicialmente, serão feitos estudos de viabilidade para cada uma das unidades de conservação, começando pelo Parque Estadual Campos do Jordão e pela Estação Experimental Mogi Guaçu. Estes serão os primeiros pilotos. Não há previsão", informa.

Jornal O Imparcial Concessão do Parque Estadual Morro do Diabo à iniciativa privada está aprovada desde junho

A expectativa é que estes espaços se tornem ainda melhores com uma administração privada. Mas o assunto já rendeu bastante discussão, pois muitos são contra a iniciativa. Como já informado em O Imparcial, o PL, de autoria do Executivo, tramitou mais de dois anos na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), com uma série de divergências entre os deputados, e, inicialmente, previa a concessão de apenas três locais, número que cresceu, por meio de emendas.

A emenda autoriza a concessão e a exploração dos serviços ou o uso das áreas, inerentes ao ecoturismo e à exploração comercial madeireira ou de subprodutos florestais, por 30 anos. A exploração comercial só será admitida em áreas previstas para este fim no Plano de Manejo, após decisão favorável do órgão executor, quando os projetos científicos previstos tenham atingido seus objetivos e com a garantia da preservação do banco genético.

O parque recebe, em média, 2 mil visitas ao mês. Em 2015, foram recebidos mais de 24 mil visitantes. Atualmente, o local oferece trilhas monitoradas com guias ambientais, palestras de educação ambiental em auditório localizado no Centro de Visitantes, visita ao museu natural, hospedaria, campo de futebol, playground, e ainda concede apoio a pesquisas científicas.

Com 33.845,33 hectares, o Parque Estadual Morro do Diabo protege a maior amostra de mata atlântica do interior de São Paulo, constituindo a maior reserva de perobeiras da região sudeste. Trata-se de mosaico de vegetação, com cerca de 280 espécies de árvores, proporcionando a conservação de rica biodiversidade com a maior população de mico-leão-preto na natureza. Além disso, são 426 espécies de borboletas, 59 espécies de mamíferos, 295 de aves, 53 de répteis, 26 de peixes e 27 de anfíbios.

 

SERVIÇO


As visitas devem ser agendadas previamente, pelo telefone (18) 3282-1599 ou email pe.mdiabo@fflorestal.sp.gov.br. A visitação ocorre de terça-feira a domingo, com acompanhamento de um guia. A hospedaria cobra R$ 22 por pessoa a pernoite. As demais atividades são gratuitas. "Além do agendamento prévio, é necessário utilizar roupas leves, calçados fechados, protetor solar e repelente, levar lanche reforçado e água", orienta.

 
Publicidade

Veja também