A Energisa Sul-Sudeste está concluindo um trabalho de mapeamento de árvores que estão sob a rede de energia na área urbana de Presidente Prudente. Com o aporte da IA (inteligência artificial), a concessionária mapeou 46.810 árvores de diferentes espécies em todo o território urbano da maior cidade do oeste paulista. O intuito é acompanhar o desenvolvimento das espécies e programar ações antecipadas de podas para evitar que atinjam a rede elétrica, impactando a qualidade do fornecimento da energia elétrica.
O gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Alessandro Gomes Martins, explica que esse mapeamento foi realizado por meio do VERA (Vegetation Recognition & Action), uma plataforma que combina recursos de inteligência artificial para captura de imagens por meio de diversos tipos de fontes como câmera, satélite e algoritmos de predição, viabilizando a identificação das espécies das árvores e a distância que elas estão da rede de distribuição.
“A tecnologia tem sido imprescindível no nosso cotidiano e no compromisso de fornecer energia de qualidade aos clientes. Estamos cada vez mais focados em atuar proativamente nas situações em que a poda da árvore demanda uma equipe especializada da concessionária”, expõe Alessandro.
Em Prudente, o mapeamento das espécies iniciou em janeiro deste ano e, desde então, foram identificadas 46.810 árvores que estão nos trechos por onde passa a rede elétrica. Nesse contexto, estão incluídas as árvores posicionadas embaixo ou no eixo da rede elétrica e também as que estão no lado oposto, mas com o crescimento das copas projetado para a direção dos fios de energia elétrica.
“Com os dados precisos, temos um profissional que faz a análise das imagens e identifica os locais que necessitam da atuação dos profissionais em campo. Então, programamos a poda para desobstruir os fios, dentro do que preconizam os protocolos ambientais, reduzindo as ocorrências de interrupções de energia provocadas pelo contato acidental de galhos com a fiação”, afirma Alessandro.
Ainda segundo o gerente, o cronograma de podas da distribuidora está alinhado ao que determina a legislação. Isso porque, por lei, nos espaços públicos o trabalho da poda preventiva deve ser feita pela Prefeitura, enquanto nos imóveis residenciais e comerciais cabe aos proprietários e responsáveis contratarem um profissional para realizar o serviço. Por questões de segurança, apenas quando os galhos estão próximos ou tocam a rede elétrica, a Energisa deve ser acionada para executar o serviço.
“E mesmo com as responsabilidades de manutenção das árvores bem definidas, em um ano, cerca de 300 mil podas de árvores são realizadas em toda a área de concessão da Energisa Sul-Sudeste. Na região de Prudente, são mais de 63 mil podas em um ano”, contabiliza Alessandro.
Mais do que executar as podas de árvores para garantir a segurança da comunidade e evitar problemas no fornecimento de energia, a Energisa também tem feito um alerta à comunidade sobre o plantio de espécies adequadas na área urbana.
“Antes de plantar, é importante avaliar se a espécie é a correta para o local, considerando a altura e o raio de copa que ela poderá atingir na fase adulta. Não se deve plantar árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas, por isso escolha árvores de porte pequeno, que atinjam a altura máxima de quatro metros na fase adulta”, alerta.
Além disso, em áreas rurais, é importante respeitar a faixa de servidão da rede elétrica, com uma distância mínima de segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede e ainda maior de linhas de transmissão.
Serviço
Em caso de dúvidas, contate a Energisa pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa On; Whatsapp/Gisa (18) 99120-3365; site www.energisa.com.br; ou Call Center 0800 70 10 326.