Concessionária usa app para monitorar 7.514 árvores em 24 cidades da região

Por meio da tecnologia, Energisa consegue identificar espécies que oferecem algum risco à segurança da rede elétrica e acionar podas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 13/08/2021
Horário 16:31
Foto: Energisa
Podas de vegetação próxima à rede elétrica devem ser feitas por equipe especializada
Podas de vegetação próxima à rede elétrica devem ser feitas por equipe especializada

A Energisa Sul-Sudeste aposta no uso da tecnologia para o monitoramento das árvores que oferecem algum risco à segurança da rede elétrica. A distribuidora utiliza o aplicativo My Maps, desenvolvido por profissionais da própria empresa com o intuito de facilitar o mapeamento das espécies. Nos 24 municípios da região de Presidente Prudente, são 7.514 árvores monitoradas periodicamente pelo aplicativo.

Embora as podas de árvores nos espaços públicos sejam de responsabilidade das prefeituras, o My Maps tem potencializado os serviços de poda das equipes da Energisa, que atuam quando a vegetação está próxima ou encostada na rede elétrica.

O gerente de Departamento de Construção e Manutenção da distribuidora, Luiz Moreto Vicentin Junior, explica que o aplicativo trouxe mais "agilidade e confiabilidade" ao processo de acompanhamento das espécies, que, até então, era realizado de forma manual, com o apoio de mapas impressos. Com a digitalização, é possível fazer a gestão eficiente da poda nas áreas urbanas.

“Além de reduzir o uso do papel, o aplicativo, que pode ser acessado pelo celular ou computador, disponibiliza informações das árvores em tempo real, com registro de fotos e classificação de criticidade e riscos à rede. A proposta é identificar de maneira rápida as localidades cuja vegetação esteja próxima à fiação, colocando em risco a segurança da comunidade e a qualidade do fornecimento de energia”, ressalta.

Conforme a legislação, as prefeituras devem efetuar as podas de árvores nos espaços públicos, enquanto nos imóveis residenciais e comerciais, cabe aos proprietários e responsáveis contratarem um profissional para realizar o serviço. Todavia, por questões de segurança, quando os galhos estão perto da rede elétrica, a Energisa deve ser acionada, pois dispõe de equipes qualificadas, inclusive de linha viva, que realizam a poda com a rede energizada e garantem a eficiência dos serviços sem que o cliente sofra com a interrupção no fornecimento da energia.

“O My Maps tem sido fundamental para cumprirmos esse cronograma de poda preventiva, já que os galhos em contato com os fios podem ocasionar curto-circuito, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico, principalmente nos dias de chuvas e ventania”, enfatiza Luiz Moreto. 

Prevenção de acidentes  

Mesmo com inovação no monitoramento de árvores e celeridade nos serviços de podas executados pela Energisa, é importante frisar o papel da comunidade para evitar acidentes com a rede elétrica:

  • Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas;      
  • O plantio em calçadas, sob a rede elétrica, deve ser planejado, respeitando os limites de árvores de pequeno porte com altura máxima de 4 metros;      
  • Escolha plantas e árvores que não cresçam muito no seu jardim;      
  • Na área rural, respeite a faixa de servidão da rede elétrica, com uma distância mínima de segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede.
  • Em propriedades particulares, a responsabilidade da poda é do dono do imóvel. Se a árvore estiver próxima à rede, entre em contato com a Energisa e solicite o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado. 

Em caso de acidente, cabos partidos ou interrupção de energia, basta entrar em contato com a Energisa pelos canais de atendimento:

Call Center: 0800 70 10 326  
Site:www.energisa.com.br        
WhatsApp (Gisa): (18) 99120-3365      
Aplicativo: Energisa On (disponível no Google Play ou App Store)   

Publicidade

Veja também