A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, informalmente chamada de COP da Amazônia, foi a 30ª Conferência sobre as Mudanças Climáticas. Ocorreu entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade brasileira de Belém do Pará, segundo o anúncio da ONU (Organização das Nações Unidas) em maio de 2023.
A candidatura da cidade brasileira já havia sido anunciada pelo presidente brasileiro, durante sua participação na COP27, realizada no Egito, e oficializada em janeiro de 2023. A conferência em Belém teve a presença de 31 chefes de governo, mas totalizando 129 líderes, incluindo os vice-presidentes, vice-primeiros-ministros e ministros.
A conferência não teve bom desempenho e houve diversos erros antes de iniciar o evento. O preço de alimentos a valores caros, hospedagens de hotéis a preços exorbitantes, incêndio ocorrido pela primeira vez na história da conferência, ameaças de facções criminosas, a falta de infraestrutura e baixo número de representantes governamentais de outros países fizeram com que a mídia e a imprensa internacional considerassem como "A pior COP da história".
Apelidos provocativos como "COP da Vergonha", "COP do Fracasso", “Flop30”, entre outros repercutiram e se concretizaram em toda a internet durante o evento. De acordo com a prática rotativa entre os grupos regionais das Nações Unidas, a organização da conferência de 2025 foi de responsabilidade do Grupo de Países da América Latina e Caribe.
Em 2022, durante a COP27, o presidente brasileiro apresentou a candidatura do Brasil para sediar o evento em 2025. Em 2023, Lula anunciou que o Ministério das Relações Exteriores havia formalizado a candidatura do Brasil para sediar esta conferência, e, em maio de 2023, as Nações Unidas confirmaram Belém como sede da COP30.
Conforme compromisso brasileiro com a Declaração de Glasgow, assinada no ano anterior, o país prometeu zerar o desmatamento em solo brasileiro até 2030, bem como declarou a necessidade de estabelecer o crescimento econômico com respeito à biodiversidade, ao combate às mudanças climáticas, ao equilíbrio ambiental e à proteção da Amazônia.