Conferência das Partes 

Neste ano, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontecerá no Egito, entre 6 e 18 de novembro, ocorrerá em um cenário de diferentes crises globais, já que os efeitos múltiplos desencadeados pela Covid-19 e a invasão da Ucrânia pela Rússia fizeram os preços da energia alcançarem recordes de alta. Ao mesmo tempo, desastres climáticos sem precedentes causaram abalos devastadores e generalizados em escala global. 
Níveis históricos de chuvas, calor, secas, incêndios e tempestades acabaram atingindo praticamente todas as partes do mundo. Uma catástrofe climática no Paquistão tirou a vida de mais de mil pessoas e deixou outras dezenas de milhões desabrigadas. Enchentes e inundações no sul da África, no primeiro semestre de 2022, mataram centenas de habitantes e afetaram seriamente as atividades econômicas na região. Milhões de pessoas no nordeste da África estão passando fome devido a uma seca sem precedentes. Uma seca severa também afetou a produção de alimentos e energia na China, causando contínuos apagões e levando ao racionamento de água e eletricidade. 
E a Europa passa por sua pior seca em 500 anos, junto a intensas ondas de calor. Esse conjunto de crises ressalta a urgência dos países juntarem forças na COP27 deste ano, para acelerar a ação climática e restabelecer a confiança de que esforços globais e coletivos podem ajudar a humanidade a superar seus maiores desafios, sendo essencial que os tomadores de decisão avancem pelo menos seis tarefas prioritárias para a ação climática internacional. 
São elas: Criar um mecanismo financeiro específico para perdas e danos; Ampliar o apoio para medidas de adaptação; Fortalecer as metas nacionais de redução de emissões; Garantir que a promessa de US$ 100 bilhões em financiamento climático seja cumprida e convertida em novos compromissos; Avançar com o Balanço Global para definir um ritmo para a ação climática; Colocar os compromissos climáticos de Glasgow em ação. Embora irá acontecer num cenário de instabilidades, oferece a possibilidade de promover cooperação no momento em que o mundo mais precisa. 

Fonte:
1)    https://www.wribrasil.org.br/noticias/6-prioridades-para-cop27#:~:text=A%20Confer%C3%AAncia%20das%20Na%C3%A7%C3%B5es%20Unidas,energia%20alcan%C3%A7arem%20recordes%20de%20alta;
 

Publicidade

Veja também