Conheça mais sobre Expedito, o santo das causas justas e urgentes

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 20/12/2022
Horário 05:12
Foto: José Costa
Este ano foi grande o número de visitas a Santo Expedito
Este ano foi grande o número de visitas a Santo Expedito

Como a coluna abre espaço para melhor entender Santo Expedito, dentro da concepção de cada devoto, várias informações nos chegam encaminhadas por devotos e estudiosos de Santo Expedito.

UMA DELAS
Já citamos, mas para reforço dessas informações, conta a tradição católica que Expedito de Melitene fora um militar romano do século IV, martirizado na Armênia após converter-se ao Cristianismo. O religioso inglês Alban Butler especula que seu culto tenha começado após a descoberta de uma caixa de relíquias de um santo desconhecido, na qual estaria inscrito a palavra “spedito”, que em italiano significa “enviado” ou “rápido”. A inscrição poderia indicar simplesmente a urgência requerida para o envio da caixa; no entanto, freiras a teriam interpretado como se fosse o nome do santo e passaram a divulgar sua devoção, latinizando o nome para Expeditus.

MELHOR ENTENDER
A imagem comumente associada ao santo ilustra a narrativa de sua conversão: ao decidir converter-se, um demônio em forma de corvo teria aparecido, gritando “cras! cras! cras!” (onomatopeia típica do grasnado do corvo, mas também a palavra latina para ‘amanhã’). Pisando o corvo, ele disse: “hodie” (‘hoje’, em latim), deixando claro que não adiaria a sua conversão um dia sequer. Na interpretação popular deste símbolo, Expedito é aquele que esmaga a sombra do amanhã tenebroso (cras), e ergue uma cruz branca, a solução mágica e sagrada das necessidades mais imediatas (hodie).

INTERPRETAÇÃO
Na imagem do santo católico estes opostos estão representados no corvo e na cruz. Na mão direita, a cruz, branca, apresenta as qualidades relacionadas à consciência: brancura ou luz, no alto, perto da cabeça humana. Ela simboliza o Eu consciente: competente, maduro, moralmente correto e adaptado ao mundo externo, é elevado ao alto, exibido publicamente como o que de melhor há em nós.

MELHOR ENTENDER 
O corvo, por sua vez, aparece na imagem com qualidades associadas ao inconsciente: no chão, animal, escuro, aparentado à morte e putrefação (os corvos podem ser necrófagos, isto é, que se alimentam de animais mortos ou cadáveres em decomposição). Representa o Outro inconsciente: reprimido (imóvel sob os pés do santo) por ser infantil ou imoral, demanda de forma egoísta a pura satisfação dos seus instintos, como um pequeno diabo que nos seduz para que deixemos para amanhã (cras!) as consequências dos nossos atos e cedamos à tentação do momento.

ENTRE SÍMBOLOS
Entre o corvo e a cruz está Expedito. O santo das causas urgentes é o intermediário entre ambos, síntese dos opostos previamente inconciliáveis que na psicologia analítica recebe o nome de função transcendente. Sob este aspecto, o santo pode ser visto como um equivalente do deus grego Hermes. Não esqueçamos que, na mão esquerda, Expedito segura um galho de palmeira, a “palma do martírio”, representando o sacrifício sem o qual é impossível alcançar a iluminação.

CONVERSÃO E DEVOÇÃO
Convertido, assim como toda a sua tropa, foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo da ira do imperador. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado com espada, em 19 de abril de 303 d.C. A devoção à memória de Santo Expedito começou em sua pátria, tomando uma proporção maior, chegando ao Oriente e depois ao Ocidente. Acredita-se que Santo Expedito ajuda pessoas com problemas urgentes e de difícil solução, também considerado o protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes.

TRAJE LEGIONÁRIO
As imagens de Santo Expedito apresentam-no com traje de legionário, vestido de túnica curta e de manto jogado militarmente atrás dos ombros. Em uma mão segura uma palma e na outra uma cruz que mostra em letras visíveis a palavra "Hodie", em referência ao episódio do espírito do mal, que surge para tentar adiar a sua conversão. Pisa com o pé vitorioso o corvo que se consome lançando seu grito habitual "Cras".

FÉ EM TROVAS
Pobre ou rico sempre o tem
Da forma que ela é,
Pois Santo Expedito é assim
O Santo de grande fé.
                                                     (José Costa)

Publicidade

Veja também