Conscientização ao autismo é lembrada hoje

Em Presidente Prudente, Apae e Lumen Et Fides prestam atendimentos especializados a 67 pacientes com a patologia

PRUDENTE - Alana Pastorini

Data 02/04/2014
Horário 08:30
 

O autismo é um transtorno no desenvolvimento que compromete a comunicação e a interação social da criança. Em Presidente Prudente, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Lumen Et Fides são responsáveis por atender 67 pacientes com a patologia. Como hoje é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ambas as entidades realizarão atividades especiais com os seus assistidos.

A doença, segundo a coordenadora pedagógica Perlla Cristina Roel de Oliveira, ocorre em diferentes graus, sendo do mais leve aos mais graves, havendo comprometimento da fala, inteligência e prejuízo nas interações interpessoais. Entre os sintomas, que geralmente costumam aparecer antes dos três anos, a profissional aponta: falta de contato visual; comunicação de vontades por meio de gestos; resistência a mudanças; isolamento; entre outros. "Notando alterações é necessário o auxílio de médicos nas áreas de psiquiatria, pediatria e neurologia", reforça.

Jornal O Imparcial Gallindo busca melhor qualidade de vida do filho Gabriel

Ainda como expõe Oliveira, o tratamento se dá por meio de acompanhamento especializado e, na maioria dos casos, medicamentoso. Além da prática de atividades para estimular o desenvolvimento intelectual, da identidade, autonomia, área motora e emocional.

A psicóloga Andréa Veronessi Gallindo descobriu que seu filho, Gabriel Kenzo Nakaya, de 17 anos, era autista quando o garoto tinha quase quatro anos. "Comecei a desconfiar quando Gabriel tinha 2 anos. Fui a médicos e por meio de exame clínico tive a confirmação. Foi um choque, mas foquei no tratamento dele, buscando uma melhor qualidade de vida ao meu filho. Ele está bem agora, sabe interagir com outras pessoas, é calmo, graças ao tratamento precoce", explica.

Nakaya frequenta a Lumen Et Fides, que atende atualmente 145 pacientes, sendo que destes, 50 apresentam Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a entidade promoverá hoje um café da manhã de confraternização com os pais; distribuição de panfletos relativos à data alusiva; uso de fitas e camisetas na cor azul (símbolo do autismo, pois o espectro é quatro vezes mais comum nos meninos do que nas meninas). Por sua vez, a Apae promoverá atividades como cinema, piquenique e café da manhã, como noticiado na última semana por este diário.
Publicidade

Veja também