Conselhos para ser feliz

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 17/01/2021
Horário 05:00

O papa Francisco em entrevista exclusiva à Revista Viva – do jornal argentino Clarín – apresentou dez conselhos para ser feliz [link bit.ly/3bLh4Gn]. O conteúdo, conforme o próprio jornal, à época, causou furor na internet. O coração humano anseia por plenitude e paz. Inquieta é a existência, mas feliz quando caminha em direção ao seu sentido, realizando o que tem que ser feito. Que essas ideias ajudem na sempre atual e necessária reflexão sobre o tema.
1. Viva e deixe viver. Os romanos têm um ditado do qual podemos partir: ‘Vai em frente e deixe as pessoas irem em frente também’. Viva e deixe viver, é o primeiro passo da paz e da felicidade. 2. Doe-se aos outros. Se você estagnar, corre o risco de ser egoísta. E a água estagnada é a primeira a se corromper. 3. Mova-se calmamente. O protagonista de um romance reinterpreta a sua vida: quando jovem era um riacho de pedra que levava tudo; quando adulto era um rio que fluía para a frente; na velhice parecia se mover, mas lentamente. Calmamente é a capacidade de se mover com benevolência e humildade, o remanso da vida. Os idosos têm essa sabedoria, são a memória de um povo. E um povo que não cuida dos seus idosos não tem futuro.
4. Brinque com as crianças. O consumismo nos fez perder a saudável cultura do ócio, de apreciar a leitura, de desfrutar a arte... Brincar com as crianças é fundamental, um sinal de cultura saudável. Sei que é difícil, pois os pais vão trabalhar muito cedo e voltam quando, às vezes, os filhos já estão dormindo. 5.Compartilhe o domingo com a família. O domingo é para a família. 6. Ajude os jovens a encontrar emprego. Seja criativo com esta parte da população. Se não têm oportunidades, são atraídos pela droga; é também muito alto o índice de suicídios entre os jovens desempregados... A dignidade vem de poder levar o pão para casa.
7. Cuide da Natureza. Devemos cuidar da criação e não estamos fazendo isso. É um dos maiores desafios que temos. 8. Esqueça depressa o negativo. A necessidade de falar mal do outro indica uma baixa autoestima. Esquecer rapidamente o que é negativo é muito mais saudável. 9. Respeite quem pensa diferente. O proselitismo religioso é o pior que podemos fazer, pois paralisa... Cada um dialoga a partir da sua identidade. A Igreja cresce por atração, não por proselitismo. 10. Busque a paz ativamente. Estamos vivendo numa época de muitas guerras. A guerra destrói. Temos de gritar bem alto pela paz que, às vezes, dá a ideia de quietude, mas nunca é quietude, é sempre uma paz ativa.
Seja bom o seu dia e abençoada (e feliz) a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também