Contingenciamento impede recapeamento de vicinal

DER alega que, devido à programação orçamentária, demanda de três municípios não poderá ser atendida neste momento

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 11/02/2017
Horário 03:29


Moradores de Presidente Prudente, que frequentemente utilizam a estrada vicinal que liga Presidente Venceslau ao distrito do Campinal, em Presidente Epitácio, reclamam do estado da via, que alegam estar tomada por buracos. Os dois municípios, juntamente com Caiuá, também cortada pela vicinal, argumentam que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) se comprometeu a liberar uma verba para o recapeamento da estrada, por meio de um convênio que seria firmado entre as três cidades. No entanto, procurado pela reportagem, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), através da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, declara que, devido ao contingenciamento orçamentário, não é possível atender a esta demanda no momento. "Obras de manutenção e conservação de estradas vicinais são de responsabilidade da administração municipal", destaca nota da Assessoria de Imprensa.

Jornal O Imparcial
Estrada vicinal que liga Venceslau ao distrito do Campinal, em Epitácio, está esburacada

A situação da via que liga Venceslau ao Campinal, segundo o ex-deputado Tadashi Kuriki, tem se agravado nas últimas semanas por conta da chuva. Relata que, no distrito, são mais de 4 mil residentes, dezenas de pousadas e mais de 50 casas de comércio, que dependem dos grandes atacadistas da capital do oeste paulista para se abastecerem. Ainda frisa que atualmente são mais de 3 mil prudentinos que têm a pesca como atividade de lazer, os quais, por conta da "situação caótica" da estrada vicinal, se submetem a trafegar 40 quilômetros a mais, passando por Epitácio, para evitar o desgaste e possíveis danos nos veículos.

O juiz aposentado, Osvaldo José da Silva, utiliza a via para ir de Prudente a Epitácio por duas vezes na semana, para visitar seu rancho. "A rodovia está em péssimo estado de conservação, com enormes buracos, os quais, por duas vezes, danificaram as rodas e os amortecedores do meu veículo. Esta via necessita de recapeamento na massa asfáltica com urgência", frisa.

O também morador de Prudente, José Lozano da Rocha, conta que vai todos os fins de semana para o Campinal e diz que, no distrito, são diversas as reclamações. "Tem bastante gente falando deste problema, inclusive os professores que trabalham no Campinal, que têm sofrido com o trajeto. Está horrível e é preciso recapear. Não adianta só tapar buraco, pois este até o pneu do meu carro cortou", revela.

 

Prefeituras


Sobre a questão, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Presidente Venceslau lembra que a autorização do recapeamento de 28,9 quilômetros da estrada vicinal intermunicipal Aimoré ao Campinal, pelo governador, se deu em 2015. Na época, o investimento estava previsto em R$ 5 milhões. O município pontua que as três cidades são interligadas pela estrada denominada PSV 060, CAI 125, além do trecho de Epitácio. "Respectivas vias municipais servem assentamentos, agrovilas, pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Com o passar do tempo, sofreram saturação do pavimento asfáltico pelo excessivo tráfego de veículos, inclusive caminhões pesados. Agora é necessária total recapagem do asfalto, bem como recomposição das faixas de sinalização", expõe.

A administração municipal destaca que, enquanto o recurso não é liberado, no trecho de 9,9 quilômetros pertencente à Venceslau, a Prefeitura faz manutenção periódica com a operação tapa-buraco. O mesmo serviço será feito em Caiuá, conforme a chefe do Executivo, Rute Almeida dos Santos Lima (PTB). Ela revela que está buscando uma audiência com o governo estadual justamente para cobrar a assinatura do convênio, o que estaria previsto para este ano. "Como não é uma questão a ser resolvida em curto prazo, compramos o material para fazer o tapa-buraco. Estamos apenas esperando secar o solo, molhado das chuvas, para iniciar os trabalhos em caráter de urgência", expõe. Para março também está prevista a operação tapa-buracos para o trecho de Epitácio, conforme informa o secretário municipal de Obras, Habitação e Infraestrutura, Carlos Roberto Martins.

 
Publicidade

Veja também