Contrata-se

OPINIÃO - Emerson Silas Dória

Data 07/01/2021
Horário 05:00

Vagas, vagas e mais vagas são ofertadas quase que diariamente pelo setor que mais cresce no mundo. Contratam-se profissionais da TI (Tecnologia da Informação). Essa é a realidade da área em nosso país. E daí, existe algum problema nisso? Sim. Por incrível que pareça, existe! É que a tendência para os próximos anos é um aumento ainda maior no número de oportunidades de trabalho e empregos no setor. Mas a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) revela, em um estudo recente, um desequilíbrio entre a grande quantidade de vagas disponíveis e a falta de mão de obra. 
Até 2024, o setor deverá abrir cerca de 290 mil novas vagas. Se de um lado a previsão de oferta de vagas é gigantesca, do outro o número de estudantes que concluem cursos de graduação nas áreas de computação e TI é muito baixo em relação ao número de ingressantes. Segundo o Censo da Educação Superior de 2019 do MEC/Inep (Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a quantidade de formandos em 2019 não ultrapassou 21 mil profissionais.

Será que existe uma fórmula mágica para resolver essa equação: muitas vagas x poucos candidatos para ocupá-las?

Será que existe uma fórmula mágica para resolver essa equação: muitas vagas x poucos candidatos para ocupá-las? Despertar o interesse dos jovens pela área e escolher bons processos de formação estão entre as ações que mais podem contribuir para resolver o problema. Vivemos um momento onde o “empreendedorismo de palco” e os “ilusionistas do empreendedorismo” disseminam a ideia de que é simples e fácil tornar-se um profissional qualificado nas áreas de tecnologia. Basta fazer alguns cursos na internet e pronto! Todos já estão aptos para conquistar as tão almejadas vagas sem donos. Isso não é verdade. É a mais pura ilusão. 
Como tantas outras profissões que demandam tempo, dedicação, esforço e determinação, tornar-se um profissional qualificado e especialista na área de computação também tem suas exigências. Procurar por um processo de formação formal (fazer faculdade) foi, é e sempre será o melhor e mais garantido caminho para preparar profissionais de qualidade. Como diz aquele velho ditado popular: não existe almoço de graça. Estude, estude e estude. 


 

Publicidade

Veja também