COP28: Conferência do Clima 2023

A ONU (Organização das Nações Unidas) promoverá em 2023 sua 28ª Conferência das Partes sobre Mudança do Clima, que será realizada entre 30 de novembro e 12 de dezembro nos Emirados Árabes Unidos, e se tornará o epicentro mundial do diálogo sobre as mudanças climáticas e os compromissos assumidos pelos diferentes Estados e agentes sociais para sua mitigação. 
A COP28 será um marco onde se fará um primeiro balanço global dos progressos mundiais, após a adoção do Acordo de Paris na COP21. A reunião ajudará a alinhar os esforços para concretizar a ação climática, incluindo as medidas que precisam ser postas em prática para preencher as lacunas desse progresso. Na COP27 não se chegou a um consenso para ir além da meta atual de não superar um aumento da temperatura global de 1,5°C até o final do século. Entretanto, os países participantes se comprometeram a rever e fortalecer suas contribuições nacionais para reduzir ainda mais as emissões associadas. 
Por outro lado, a conferência chegou a um importante acordo para a criação de um fundo de compensação por perdas e danos, conhecido como Plano de Implementação de Sharm El Sheikh, para ajudar os países em desenvolvimento que são particularmente vulneráveis aos efeitos adversos dessas mudanças. Este mecanismo está atualmente nas mãos de um grupo de trabalho específico que é encarregado de indicar quem e como este fundo será financiado e implementado na COP28. 
A COP28 reunirá o mundo em um momento crítico para a proteção do meio ambiente com o objetivo de alcançar novos acordos e soluções ambiciosas e eficazes para o desafio global mais urgente da atualidade: o aquecimento global derivado do aumento das emissões de gases estufa. Este desafio exige uma transformação global em vários níveis, sendo um dos pilares a transição energética para fontes renováveis e limpas. A COP (Conferência das Partes) será importante pela realização do primeiro Balanço Global, que fornecerá uma avaliação abrangente dos progressos mundiais após os compromissos assumidos com o Acordo de Paris e que ajudará a alinhar e impulsionar esforços conjuntos. 

Fonte:
1)    https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/contra-mudancas-climaticas/cop28

 

 

Publicidade

Veja também