Coral da Apampesp comemora 11 anos de existência com apresentação

VARIEDADES - Estevão Salomão

Data 10/03/2016
Horário 10:42
 

Aposentar o giz para "escrever" com o coração. Trocar a sala de aula por palcos artísticos. Continuar ensinando, mas, desta vez, através do canto.  Esta é a respectiva realidade e missão do Coral Feminino da Apampesp (Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo) de Presidente Prudente que, juntamente com a população em geral, comemora amanhã, às 20h, no Centro Cultural Matarazzo, o aniversário de 11 anos de existência.

Ao som de canções como "Canta Brasil", de Gal Costa; "Meu tempo de Criança", de Ataulfo Alves; "Vida de Viajante", do Rei do Baião, Luiz Gonzaga; além de um repertório variado de canções, o grupo composto atualmente por 26 mulheres, sendo "90%" de professoras aposentadas, com faixa etária a partir dos 60 anos, percorrem Prudente, região e todo Estado, participando, inclusive de importantes festivais, como o Festival Internacional de Camboriú (SC), e Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR).

Jornal O Imparcial Vinte e seis professoras aposentadas compõem o Coral Feminino da Apampesp, em Prudente

Sendo assim, comprovando a frase do jornalista e historiador, Henry Brooks Adams (1838-1918), que dizia "um professor afeta a eternidade; e é impossível dizer até onde vai sua influência", o conjunto será homenageado no auditório Sebastião Jorge Chammé, através de apresentações próprias, por meio do prestigio do público – estimado em 180 pessoas -, além da participação dos corais Amélia Bazan e Vozes Prudentinas, que ao todo cantarão 14 canções, sendo a última reproduzida concomitantemente pelos três grupos.

As tarefas, outrora executada por alunos, nos dias de hoje são efetuadas pelas próprias professoras, as quais envolvem a produção de um texto cultural, a pintura de uma atividade artística, a conta para a elevação do alto estima e o dever de casa: "expandir alegria para todos os cantos por onde passar". Conforme a maestrina do grupo, Ana Rita Chizzolini, 56 anos, este é o sentimento das envolvidas que há 11 anos visitam escolas, hospitais, igrejas, associações e entidades sociais. "É lindo e gratificante", garante Ana.

 

O coral


Criado em 2005, o coral continha 18 integrante, e desde já trabalhava os gêneros da MPB (Musica Popular Brasileira), clássicos, folclóricos e religiosos. "Não esperávamos que fosse tão longe. Mas agora a expectativa é que dure à eternidade", menciona Ana.

Sobre a possibilidade de um coral masculino, Ana explica que "é mais complicado" encontrar homens para compor um grupo com esta dimensão.

Apesar de compor as atividades oferecidas pela Apampesp, a comunidade em geral, que porventura tiverem interesse ao canto, também podem se inscrever, através do telefone 3223-4151.

 

SERVIÇO

PRESTIGIE


A comemoração é aberta gratuitamente para a população em geral, amanhã, às 20h, no Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes.

 

 
Publicidade

Veja também