Corpo de Bombeiros inaugura Posto São Sebastião

Entre repasses municipais e recursos provenientes do Febom, investimento total para o novo prédio foi de R$ 1.855.570,11

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 20/01/2018
Horário 13:08
Marcio Oliveira, Novo local na Avenida Paulo Marcondes possui 984,74 m², distribuídos em 20 dependências
Marcio Oliveira, Novo local na Avenida Paulo Marcondes possui 984,74 m², distribuídos em 20 dependências

Som do hino nacional, apresentação e desfile do efetivo e prestígio da comunidade e autoridade locais. Foi assim, com esse cenário, que o 14º Grupamento de Bombeiros, situado em Presidente Prudente, inaugurou mais uma base de trabalho, o Posto São Sebastião. Localizado às margens da Avenida Paulo Marcondes, o prédio, que teve um investimento de R$ 1.855.570,11, veio para atender de maneira mais rápida as ocorrências registradas na zona norte. A instalação abrange 984,74 m², distribuídos em 20 dependências. Em meio aos carros que compõem o efetivo, o posto recebeu uma viatura que tem a capacidade de carregar 12 mil litros de água.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Marcio Oliveira, Durante a cerimônia na tarde de ontem, efetivo do Corpo de Bombeiros desfilou ao público

 

Estrutura essa que também servirá para abrigar o depósito regional e escritório da Defesa Civil, a fim de proporcionar melhores condições de trabalho. O major Luis Alexandre Olivetti explicou ao público que a escolha da área para o recebimento do novo prédio foi pensada a partir da análise estatística de ocorrências. “No entanto, o fato em si de precisar de um novo local foi motivado pelo aumento da população e a expansão urbana”, completa.

Para ele, a evolução da sociedade faz com que isso seja necessário. E o perímetro em questão possui vias de trânsito rápidas e arteriais, que facilitam no atendimento de ocorrências. Olivetti ainda fez uma lembrança histórica, ao citar a criação da sede dos Bombeiros em Prudente, ocorrida em 1962, no Centro, que abriu portas para o trabalho.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Marcio Oliveira, Olivetti explica que escolha partiu da análise estatística

 

Trabalho baseado em agilidade e dedicação, pelo menos é isso que garante o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Nivaldo César Restivo. Acompanhando a cerimônia, ele lembra que a população é a principal parte beneficiada e acrescenta que o local foi escolhido também pensando na meta dos 30 segundos, tempo equivalente e previsto para que haja deslocamento para atendimento a uma ocorrência, a julgar pela rapidez da resolução.

Contudo, o coronel não deixa de citar e falar sobre os índices da região, que tem produzido bons frutos por conta do trabalho em equipe. “Temos aqui um alinhamento grande de todas as autoridades do oeste paulista. Então, receber essa instalação ampla, à altura dos homens e mulheres que nela vão trabalhar, é gratificante”, promove. 

O orçamento foi advindo de repasses municipais, bem como recursos do Febom (Fundo Especial de Bombeiros). O serviço foi executado pela Constrinvest, vencedora da licitação.

 

Confiança

O prefeito de Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PTB), presente durante a cerimônia, aproveitou a oportunidade para falar da confiança que o poder público tem nas autoridades locais, pensando não só no Corpo de Bombeiros, mas também na Polícia Militar, Civil, Rodoviária, Federal e demais órgãos. “Um dos itens que mais preocupa uma gestão é a segurança, mas felizmente a região é um destaque positivo nesse trabalho”, expõe.

Por outro lado, o deputado estadual Ed Thomas (PSB), que também acompanhou a inauguração, pediu “desculpas ao efetivo das autoridades locais”. Desculpas, segundo ele, pelo cenário político atual, que fomenta para uma estagnação e abandono de áreas importantes. Com isso, o parlamentar citou a questão dos salários praticados para o policiamento, incluindo o Corpo de Bombeiros, que não recebem aumentos. No entanto, de acordo com ele, existem projetos de sua autoria que pleiteiam mudanças.

Publicidade

Veja também