Corrida de rua: lazer e esporte em prol da saúde 

EDITORIAL -

Data 16/09/2022
Horário 04:15

Não é nenhuma novidade que fazer exercícios físicos é uma atitude saudável que todos precisam ou pelo menos deveriam colocar em prática. E isso não se limita apenas a ir à academia. Existem muitos meios e modalidades esportivas, até mesmo uma simples caminhada, para que o corpo se mantenha ativo, evitando assim o sedentarismo e contribuindo para uma boa saúde.
Uma dessas opções é a corrida de rua. E após dois anos sem ser realizada, devido à pandemia da Covid-19, ela está de volta a Presidente Prudente, no outro fim de semana. 
Promovida pelo Sesc Thermas, a prova ocorre no dia 25, um domingo, no Parque do Povo, com largada às 8h e deve reunir 1,5 mil participantes. As inscrições já estão abertas pelo site www.sescsp.org.br/prudente e os interessados têm a opção de participar da corrida nas modalidades 5 km e 10 km (para maiores de 16 anos) ou da caminhada (12 anos). O desafio é realizar o trajeto designado em menor tempo. 
Porém, mais do que vencer ou visar a premiação, os participantes devem pensar nos benefícios que eventos como este podem proporcionar à saúde, não só ao corpo, mas também à mente. 
Não é necessário ser atleta para participar das provas. Para caminhar, por exemplo, não é preciso habilidade. O exercício relaxa; previne doenças, como obesidade, diabetes, osteoporose e problemas do coração; melhora o sono e até mesmo o raciocínio. E para quem está em busca de perder peso, a corrida, em especial, pode ser um excelente aliado. Correr acelera o metabolismo, fazendo com que a queima de calorias aconteça de forma mais rápida, segura e eficiente. Diferente de se “afundar” em remédios e dietas que, muitas vezes, ao invés de ajudar, acaba trazendo sérios efeitos colaterais.
Além de impactar na saúde, a corrida de rua ainda é uma ótima oportunidade para o participante se interagir, prestar atenção na paisagem, contemplar a natureza e se socializar. Um dia para chamar e reunir os amigos, fazer novas amizades e se distrair. Um momento para cuidar de si. Para ter mente calma, corpo ativo e vida saudável!
 

Publicidade

Veja também