A Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) aplicou 20 autuações ambientais por conta do corte irregular árvores no primeiro semestre deste ano em Presidente Prudente. De acordo com a pasta de Meio Ambiente, não foram emitidas autuações no mesmo período do ano passado.
Segundo a Prefeitura, a fiscalização é feita mediante denúncias e atividade dos técnicos ao realizar vistorias pela cidade. A multa pode variar conforme o crime ambiental cometido, com valores a partir de 110 UFM, cerca de R$ 561. Além de sentir o peso da atuação no bolso, o infrator também pode ter suspensa a autorização da carteira de podador para realização de serviços de poda ou supressão de árvores.
A orientação da Prefeitura para quem precisa realizar a poda ou manejo de espécies arbóreas é procurar a Semea. “Uma das situações mais comuns que recomendamos correção é a falta de área permeável ao redor da raiz e realização de poda que retira muito da copa e prejudica completamente as funções ecológicas das árvores”, indica a pasta de Meio Ambiente.
De acordo com a Semea, há uma crença popular que árvore grande, com copa frondosa, é sinônimo de risco de queda, porém, esta ideia é errônea.
Para realização de podas, a pasta recomenda seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelecidas na NBR 16.246. “Quem tiver interesse em plantar uma árvore em frente à residência ou comércio, pode falar com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pois podemos orientar qual a melhor espécie”, recomenda.