Costa Machado realiza mais um “Natal Reciclável”

Pelo 7º ano consecutivo, distrito de Mirante do Paranapanema enfeita praça da capela com garrafas pet

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 07/12/2022
Horário 07:15
Foto: Cedida
Túnel todo iluminado com mangueiras e cordões de LED na praça da capela se destaca pela beleza
Túnel todo iluminado com mangueiras e cordões de LED na praça da capela se destaca pela beleza

O projeto “Natal Reciclável” da ACCM (Associação Comunitária de Costa Machado), distrito de Mirante do Paranapanema, entra na 7ª edição com o objetivo de despertar o espírito natalino através da decoração feita com garrafas pet, na praça da capela.
Quem passar pela praça durante o mês de dezembro vai encontrar peças como trenós, anjos, caixas de presentes, árvore de Natal, túnel, anjos, velas e casa do Papai Noel, tudo produzido de forma 100% sustentável a partir do reaproveitamento das garrafas pet.

Natal Reciclável

A ACCM (Associação Comunitária de Costa Machado) surgiu da iniciativa de um grupo de amigos, com o propósito de fazer a diferença no distrito. E foi através da criatividade e força de vontade de cada um, que o projeto “Natal Reciclável” ganhou vida e beleza.
Segundo a presidente da ACCM, Cláudia Palmierr, o projeto não tem fins lucrativos. “Contamos todos os anos com a doação da população das garrafas pet. Neste ano foram aproximadamente 15 mil garrafas. A Prefeitura de Mirante colabora com a doação de materiais como tinta, ferro e fios elétricos. A associação também faz rifas durante o ano para comprar as mangueiras e cordões de led. Também contamos com a ajuda do comércio local”, ressalta.
De acordo com Cláudia, todo o trabalho é feito por voluntários, que se dedicam o ano todo com o objetivo de transformar o lixo em decoração de Natal. O projeto, segundo ela, começa a ser desenvolvido quatro meses antes do Natal, com a restauração das peças dos anos anteriores e com a confecção de novas peças. “Nossa maior dificuldade é a captação de recursos para o desenvolvimento do projeto. Nesses sete anos, o projeto cresceu muito, a cada ano a equipe faz uma peça nova. Diante disso temos também a dificuldade para guardar as peças após a retirada, pois não temos um local adequado”, explica.
Mas, mesmo com as dificuldades, Cláudia ressalta que a união e o amor pelo distrito fazem a diferença. “Entregamos mais uma vez à nossa comunidade, um espaço lindo, decorado com material reciclável, o que ensina à toda a sociedade que o desenvolvimento tem que ser sustentável no seu conceito mais amplo, respeitando o meio ambiente e o ser humano”, pontua.

Fotos: Cedidas

Árvore toda feita com garrafas pet

ACCM e voluntários confeccionaram as velas que dão um toque especial à decoração

Publicidade

Veja também