Covid-19: Prefeitura de Prudente inicia testagem em servidores da Seduc

Objetivo é verificar quantos já foram expostos ao vírus e quantos ainda podem se infectar, tendo em vista o retorno das aulas presenciais em 2021

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/11/2020
Horário 15:44
Mariana Padovan/Secom - Serviço vai atender e monitorar todos os indivíduos que atendem crianças
Mariana Padovan/Secom - Serviço vai atender e monitorar todos os indivíduos que atendem crianças

A Prefeitura de Presidente Prudente iniciou nesta terça-feira a testagem rápida para o coronavírus, a Covid-19, em servidores da rede municipal de Educação. Nesta manhã, o inquérito soroepidemiológico atendeu os profissionais da alimentação escolar, bem como os colaboradores da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), do Almoxarifado e do CAA (Centro de Avaliação e Acompanhamento/Centrinho).

Segundo o assessor da secretaria, Carlos Vioto, o objetivo da testagem é atender e monitorar todos os indivíduos que atendem crianças, com o intuito de compreender quantas pessoas já foram expostas ao vírus e quantas ainda podem se infectar. “Estamos nos planejando para um possível retorno das aulas no ano que vem, por isso, queremos garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos, tanto dos profissionais quanto dos alunos”.

A testagem será realizada em cerca de 300 servidores por dia, que são divididos em diferentes horários de acordo com a unidade em que atuam, e será feita apenas em pessoas que estiverem assintomáticas e que não tenham testado positivo em testes ou exames realizados anteriormente.

Ao todo, serão disponibilizados 2,5 mil testes rápidos para todos os funcionários da rede municipal de Educação, como professores, cozinheiros, serviços gerais, entre outros, a fim de coletar informações e estimar a prevalência de anticorpos em determinadas populações. A campanha terá duração de 10 dias, sendo do dia 17 a 25 de novembro o atendimento aos profissionais de escolas municipais, e nos dias 26 e 27 aos funcionários das creches parceiras.

Para todos os pacientes que se submeterem à coleta de dados pessoais e ao teste, o laudo chegará em no máximo uma hora por meio de mensagem de SMS ou e-mail, mostrando se o resultado foi reagente (positivo) ou não reagente (negativo).

Publicidade

Veja também