COVID DEIXA ÓRFÃOS

REGIÃO - GRAZIELA FERNANDES

Data 10/05/2020
Horário 03:04

A coluna deste dia 10 de maio, Dia das Mães é dedicada para todas as famílias que choram a perda de suas mães, aos filhos que não puderam se despedir e viram a convivência e o amor mais puro do mundo partir de maneira abrupta, para um inimigo que vem avassalando a vida de milhares de famílias brasileiras. A Covid-19 fez órfãos no mundo, trouxe dor, tristeza e muitas incertezas.

DESABAFO

Nesta semana uma amiga perdeu sua mãe na luta contra um vírus que mostra dia a dia o poder da sua letalidade. Em seu desabafo, ela nos chamou à reflexão: "Minha mãe não é um dos números de um domingo, não. Ela não era só um número. Era uma mãe". Com nome, sobrenome, uma mãe, uma filha, esposa, uma amiga, alguém que ajudava outras pessoas, "alguém que era o amor de alguém". Que neste Dia das Mães possamos cuidar de nossos amores, de nossas famílias, filhos, pais, mães. Sejamos presença ainda que na distância, a tecnologia nos ajuda e muito com isso. E se puder, fique em casa hoje, para que num futuro não muito distante (esperamos) estejamos juntos, abraçando e vivendo o amor mais intenso com aqueles que tanto desejamos.

FAMÍLIAS ENLUTADAS

O Movimento Infinito promove uma cerimônia virtual coletiva para famílias, amigos de mães, avós, que partiram, vítimas da Covid-19. O objetivo é abrir espaço para que sejam prestadas homenagens para estas mulheres. Segundo o idealizador do movimento, Tom Almeida, "as primeiras datas simbólicas depois da perda, como o Dia das Mães, podem ser as mais desafiadoras. Devido ao isolamento social, momento em que não podemos estar perto de quem amamos para compartilhar essa dor, tudo se torna ainda mais difícil". Ainda de acordo com o movimento, com a tecnologia será possível conectar, "dividir esse pesar e celebrar a vida destas mulheres amadas. Juntos, podemos acolher os sentimentos que estão emergindo e levar palavras de conforto aos enlutados". A cerimônia virtual e coletiva começará às 10h, saiba mais nas redes sociais do infinito.etc ou no site: rituais.infinito.etc.br.

CEMITÉRIO COM PORTAS FECHADAS

O Cemitério Municipal de Pirapozinho está com portões fechados para visitação neste domingo, Dia das Mães. Segundo o Executivo municipal, a medida visa prevenir aglomeração de pessoas, somente serão permitidos sepultamentos no local.

CAIXA REABRE

A unidade da Caixa Econômica Federal de Pirapozinho reabriu na sexta-feira, após permanecer fechada para desinfecção. A medida foi tomada após um funcionário ser diagnosticado com suspeita de Covid-19. A reabertura foi possível com o deslocamento de funcionários de outras agências da região para garantir o atendimento da população. Ainda segundo a Caixa, o trabalhador com suspeita para o novo coronavírus segue em isolamento domiciliar, e os demais profissionais da unidade receberam orientações e seguiram para atividades em home office.

SEGURANÇA ALIMENTAR

Começou nesta semana a entrega de alimentos para as famílias que manifestaram interesse em receber o auxílio durante o período em que as aulas seguem suspensas. A distribuição começou pela Emeif (Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental) "Prof. Ted Teixeira" e contemplou ainda os alunos das creches "Senhorinha" e "Cida Assef". Ao todo serão entregues 2.236 kits, beneficiando mais de 2 mil famílias. Entre os alimentos entregues estão arroz, feijão, óleo, leite, ovos, frutas, verduras e legumes, um investimento de mais de R$ 170 mil na segurança alimentar das crianças.

CALENDÁRIO DE ENTREGA

Amanhã receberão kits os alunos do Distrito de Itororó do Paranapanema; na terça-feira, famílias previamente cadastradas da escola Moacyr Teixeira receberão os alimentos; e na quarta é a vez da escola Celestino.

Publicidade

Veja também