Covid: Números são animadores, mas momento ainda exige cautela

EDITORIAL -

Data 09/10/2021
Horário 04:15

Notícias boas com relação à Covid-19 têm chegado a todo momento. Em São Paulo, estando imunizado com pelo menos uma dose da vacina, por exemplo, já é possível frequentar grandes eventos, sejam eles esportivos, culturais ou de lazer. A torcida nos estádios, após tanto tempo com arquibancadas vazias, voltou a ser uma realidade nos últimos jogos. As aulas nas escolas também retornaram. O funcionamento do comércio voltou ao normal. Aos poucos, vamos retomando nossa rotina.
O Boletim Observatório Covid-19, divulgado quinta-feira pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e destacado na edição de ontem deste diário, mostra o sucesso da vacinação na prevenção de formas graves e fatais da doença. 
A mortalidade por Covid-19 no país, atualmente, gira em torno de 500 casos por dia. O documento sinaliza queda expressiva em comparação ao pico registrado em abril, quando foram notificados mais de 3 mil óbitos diários. Naquela época, faltaram remédios, faltaram vagas em hospitais. Vivemos o caos. Na maioria dos Estados, observa-se hoje uma redução ainda no número de casos e, também, uma estagnação na taxa de ocupação de leitos de UTI para adultos no SUS (Sistema Único de Saúde) em patamares baixos, com índices inferiores a 50%. Da mesma forma tem ocorrido na região de Presidente Prudente. Ontem, esta taxa estava em 31,9% na DRS-11. Na cidade, nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas.
Porém, apesar dos números animadores, toda cautela é essencial. A transmissão permanece, pessoas ainda morrem pela doença. Não é hora de baixar a guarda, muito menos abrir mão das medidas preventivas, como o uso da máscara e do álcool em gel. O distanciamento social continua sendo primordial. 
Apesar de muitas pessoas em circulação já terem sido imunizadas, as vacinas não previnem completamente a infecção ou a transmissão do vírus, alerta o documento da Fiocruz. Por isso, a recomendação dos especialistas é que, até que o país alcance um patamar ideal de cobertura vacinal, estimado em torno de 80%, as medidas de distanciamento físico e prevenção, bem como a adoção do passaporte vacinal, devem ser mantidas. 
A pandemia não chegou ao fim. Mas com o avanço da vacinação, e todos fazendo sua parte, caminhamos para isso... Que tudo, finalmente, passe!
 

Publicidade

Veja também