Crea-SP se une a associações em PP para solucionar problema da cidade

Conselho e AEAAPP atuam em conjunto com a Associação Amigos do Parque do Povo para viabilizar a resolução deste desafio

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/04/2022
Horário 07:50
Foto: Cedida
Ideia é angariar parceiros para apoiar a iniciativa, que premiará os projetos mais consistentes
Ideia é angariar parceiros para apoiar a iniciativa, que premiará os projetos mais consistentes

Há décadas a cidade de Presidente Prudente sofre com alagamentos na região do Parque do Povo, extensa área de lazer construída pela Prefeitura para melhorar a qualidade de vida da população. Em busca de uma solução para esse problema, diversos segmentos da sociedade se uniram para lançar um desafio que pretende minimizar os efeitos dessas inundações. A iniciativa é liderada pela Associação dos Amigos do Parque do Povo e conta com a parceria do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) e da AEAAPP (Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente) 

Fundada em setembro de 2021, a Amigos do Parque do Povo atua para o desenvolvimento da área de lazer, desde a realização de atividades que estimulam o esporte, a cultura, o meio ambiente e a educação até a melhoria estrutural, como a resolução da problemática das enchentes. Com o objetivo de fomentar ideias eficientes e inovadoras para solucionar essa demanda, a entidade quer “reunir toda a sociedade nesse debate e a área técnica não poderia faltar. AEAAPP e Crea-SP abraçaram o nosso desafio. Juntos, buscaremos um projeto viável para esse importante espaço do nosso município”, destacou o médico Belmiro d'Arce, presidente da associação.

Segundo Maria Constantino, inspetora do Crea-SP e membro da diretoria da Associação Amigos do Parque do Povo, Presidente Prudente sofre com as enchentes há mais de 30 anos. “Toda vez que ocorre uma chuva forte, várias pessoas da cidade são prejudicadas. Claro que resolver um problema dessa magnitude não é simples. São necessários vários projetos e profissionais envolvidos. Por isso estamos todos juntos neste desafio”, disse a engenheira.

A ideia é angariar parceiros para apoiar a iniciativa, que premiará os projetos mais consistentes. Na última semana, um evento reuniu representantes do poder público, universidades e empresários para apresentação desta ação participativa.

As diretrizes para colaboração serão divulgadas em breve, mas estarão interligadas a um dos desafios propostos pelo Crea-SP em sua plataforma de inovação CreaLab: o de “cidades inteligentes”. “O CreaLab será a porta de entrada dessas soluções. Porém, outras demandas da cidade serão mapeadas visando a implantação de projetos estratégicos. Para isso, a AEAAPP inaugurou um espaço com objetivo de fomentar um ambiente de inovação”, enfatizou o presidente do Conselho, Vinicius Marchese.

 Nova sede
Situada agora na Rua Eufrásio Toledo, 72, no Jardim Marupiara, próximo à Praça do Centenário, a AEAAPP tem nova estrutura colaborativa que, além beneficiar ainda mais os profissionais com melhorias em serviços e atendimento, pretende promover a aproximação entre os diversos agentes da cidade, como profissionais, poder público e instituições de ensino. O local conta com coworking para o desenvolvimento de iniciativas que agreguem tecnologia, empreendedorismo e cooperativismo a partir do know how do Crea-SP.

“Não é apenas uma mudança de endereço, mas de filosofia”, ressaltou o Eng. Carlos Sergio Tiritan, presidente da AEAAPP, durante a inauguração que aconteceu na quinta-feira (24/03). “Queremos seguir no mesmo sentido do Crea-SP. Ter um espaço que acolha melhor os nossos profissionais, mas também levar a Engenharia para toda a sociedade com a busca de soluções para as mais diversas demandas, como esta do Parque do Povo”.

 

Associação Amigos do Parque do Povo é lançada em Prudente

Diagnóstico busca resolver alagamento no Parque do Povo

Estudo acadêmico propõe soluções para alagamentos no Parque do Povo

 

 

 

Publicidade

Veja também