Será sepultada às 10h desta quarta-feira, no Cemitério Municipal de Santo Anastácio, a moradora do município, Lucineia Sobrinho de Souza, 40 anos. Ela faleceu nesta terça-feira, no HR (Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo), em Presidente Prudente, onde deu entrada com sintomas gripais. O HR informa que a paciente deu entrada no pronto-socorro da unidade às 13h12 desta segunda, sendo prontamente atendida pela equipe médica e multiprofissional. “Devido à gravidade de seu quadro clínico, o óbito foi constatado na manhã desta terça-feira, às 6h14”. As últimas homenagens serão recebidas no Memorial Ramires, onde ocorrerá o velório.
Em função do falecimento de Lucineia, que era estagiária de uma creche municipal, o CEI (Centro de Ensino Infantil) Prof. Raymundo Pismel, ter ocorrido com suspeita de influenza, a popular “gripe”, como medida imediata, a unidade permanecerá fechada por dois dias, período necessário para a realização de desinfecção e higienização completa do ambiente. “As atividades serão retomadas na quinta-feira, com uso obrigatório de máscaras e adoção de distanciamento como medidas profiláticas preventivas”, destaca a Prefeitura.
Ainda em função do caso suspeito, as equipes médicas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) realizarão visitas a todas as unidades de ensino municipais, com o objetivo de identificar possíveis sintomas entre alunos e servidores, reforçando o monitoramento e a prevenção de contágios.
“A Secretaria de Saúde reforça que essas ações têm caráter preventivo e temporário, buscando proteger crianças, servidores e familiares, sem gerar pânico à população. Também destaca a importância da vacinação contra influenza, uma vez que a cobertura vacinal no município atingiu apenas 55% da população em 2025, índice abaixo do recomendado e que favorece a circulação de vírus antes controlados”, afirma a administração municipal.
A avaliação do cenário e definição de medidas a serem adotadas em relação ao caso se deu na manhã desta terça-feira, em uma reunião entre a equipe técnica da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária, juntamente com as secretarias de Saúde e Educação, bem como demais gestores municipais.
“A Prefeitura de Santo Anastácio segue acompanhando de perto a situação com responsabilidade, transparência e compromisso com a saúde pública, garantindo que todas as medidas necessárias sejam adotadas para proteger a população”, complementa o Executivo, que orientou que, em caso de qualquer sintoma, os moradores devem buscar uma unidade de saúde.
Vírus da influenza
O Ministério da Saúde define que a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Os principais sintomas são: febre, tosse, dores de garganta, no corpo e na cabeça. Outros são habitualmente de aparecimento súbito, como: calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor nas juntas, prostração e secreção nasal excessiva. Podem ainda estar presentes na influenza os seguintes sinais e sintomas: diarreia, fadiga, vômito, rouquidão, além de olhos avermelhados e lacrimejantes.
Quanto ao quadro clínico, em crianças, a temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais. Em adultos sadios, os sinais podem variar de intensidade. Já, nos idosos, quando infectados, estes quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas, em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.
Alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos com doença crônica, idosos e crianças menores de 2 anos, o que acarreta elevados níveis de morbimortalidade. As mais comuns são pneumonia bacteriana e por outros vírus, sinusite, otite, desidratação, piora das doenças crônicas e pneumonia primária por influenza, que ocorre predominantemente em pessoas com doenças cardiovasculares (especialmente doença reumática com estenose mitral) ou em mulheres grávidas.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Santo Anastácio
Avaliação do cenário e definição de medidas adotadas se deram em reunião nesta terça-feira