No domingo, Pirapozinho foi sede de um dos maiores eventos de caratê da região, reunindo aproximadamente 235 atletas em uma competição de Kata (luta imaginária), Kumite (combate), Kata PcD (categoria para atletas com necessidades especiais), Kobudo (Kata com armas tradicionais de Okinawa) realizado pela Prefeitura, através da Divisão Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. A organização do evento ficou sob o comando da Regional Shiratomi Karatedo, pelo seu diretor técnico, sensei Elton Shiratomi.
Ao final do evento, a colocação geral ficou assim: campeã, a delegação de Pirapozinho; vice-campeã, a delegação SAS Aquarela de Presidente Prudente; e terceira colocada, a delegação Senshin Kyokai de Palmital.
A 10ª Copa Pirapozinho de Karatê faz parte do calendário de festividades do município, em comemoração ao Dia Municipal do Caratê, celebrado em 25 de outubro, instituída pela Lei Municipal Nº 3.905/12 e pela Lei Municipal º 4118/15, ambas também de autoria do padrinho do caratê e faixa preta honorário, vereador Jurandir Aparecido de Lima. E contou com o apoio parcial de uma emenda impositiva orçamentária, do Centro Educacional Pé de Moleque e Empresa Cocal.
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o vice-prefeito de Pirapozinho, Gilmar Bernardino de Souza; vice-presidente da Acad (Associação Cultural Agrícola Desportiva), Edson T. Akashi; professor e padrinho de honra do caratê de Pirapozinho, Jurandir Aparecido de Lima; vereador de Palmital, sensei Alessandro Pires; João Ricardo Farias (representando o diretor de Esportes, Alexssandro Silvestre Gonzaga); o diretor de arbitragem do evento, sensei Clodoardo Zanon; representando a Federação Paulista de Caratê, os senseis Alexandre V. Serra e Moacyr Quissi.
Sensei Shiratomi agradeceu a todos pela presença, entregou um troféu a TV Fronteira, que teve o seu nome na 10ª Copa Pirapozinho e todos os presentes receberam a medalha oficial do evento. Na oportunidade, foi homenageado o atleta Lucas Soares Pastro, de Pirapozinho, bronze no Kata no Campeonato Pan-Americano na cidade de Assuncion, Paraguai. Além das atletas de Narandiba, Maria Julia Peixoto, ouro no Kata e Kumite; e Maria Eduarda Peixoto, dois bronzes em Santiago, no Chile.
O evento contou com a presença de 15 delegações de Pirapozinho (Escolinha de caratê da Prefeitura, Shiratomi Karatedo e Centro Educacional Pé de Moleque), Presidente Prudente (SAS Aquarela e Associação Quissi), Narandiba (Projeto Atletas do Futuro da Prefeitura e Cocal), Estrela do Norte (Projeto Crescer e Estrela do Norte), Dojo Ventura de Regente Feijó, Projeto Caratê Anhumas, Projeto Caratê Sandovalina, Grupo Azk (Três Lagoas / MS e Tupi Paulista), Araújo Dojo (Mirante do Paranapanema), Rabelo Caratê (Adamantina), Syubukan, Team Resende de Mariápolis, Boto Dojo e Alessandro Senshi Kyokai (Palmital).
À 10ª Copa Pirapozinho de Caratê foi conferida o nome TV Fronteira, que foi representada na oportunidade pela sua colaboradora Tamiris da Silva Lima Shiratomi, com a presença da repórter Mariana Perussi e do cinegrafista Marcos, que fizeram a cobertura do evento.
O juramento do atleta ficou com a atleta Emilly Rocha e, após a saudação oficial da arbitragem, o sensei Elton Shiratomi, acompanhado dos técnicos de cada delegação, comandou uma apresentação de caratê com todos os atletas presentes, demonstrando união e fraternidade dos caratecas. “Independente de escolas e estilos, somos todos irmãos que seguimos a filosofia do caminho das mãos vazias [karatedo]”.
Sensei Shiratomi ficou muito satisfeito com o evento em todos os aspectos. “Conseguimos reunir um ótimo público, proporcionamos um encontro dos caratecas, dos familiares, demos a oportunidade do surgimento de novos talentos e para os atletas de autorrendimento, um excelente treino em preparação para as futuras competições”. Por fim, destacou que o mais emocionante é ver a alegria dos competidores e receber o abraço fraterno dos técnicos dizendo que irá voltar para próxima edição da Copa Pirapozinho, que já tem data marcada: 25 de outubro de 2026.