Creche São Vicente Pallotti homenageia 100 anos de PP

Como o santo que lhe batiza, que teve sua vida marcada pela doação, amor e fraternidade, entidade filantrópica tem 19 anos de história de carinho e dedicação ao próximo, no município

VARIEDADES - Da Redação

Data 06/10/2017
Horário 12:45

A creche São Vicente Pallotti, comemora o centenário de Presidente Prudente, com uma trajetória bonita, uma verdadeira história de amor, carinho, dedicação e doação ao próximo. Também conhecida como creche Lar dos Meninos, entidade filantrópica, recebeu o nome de Pallotti por ser um desejo de padre José Schwind, sacerdote do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado na Vila Marcondes.

A vontade de padre José era essa: dar o nome de um santo que tivesse sua vida marcada pela doação, pelo amor e fraternidade, trabalho que vinha sendo realizado no abrigo.

A creche nasceu da ideia de uma a pessoa idealizadora e convicta de seus princípios: José Luiz Masieiro em parceria com Marisa que estava prestes a se formar em serviço social. Muitas histórias e curiosidades são lembradas pelos dois. De estagiária, ela logo se tornou uma peça chave na construção e andamento do lar, posteriormente da creche.

O senhor José, como é conhecido, conta que na década de 80 começou a dedicar-se, voluntariamente, ao trabalho assistencial cuidando de jovens adolescente desabrigados, sem perspectiva e condições de serem assistidos dignamente. E na Avenida Brasil, na altura da rotatória do Parque do Povo, montou um galpão qual chamavam de “abrigo para meninos”. Lá recebiam auxílio básico, respeito e amor.

Embora cuidasse, educasse e se dedicasse a esses jovens, a situação era bastante precária. Ele então foi em busca de ajuda e chegou até padre José. Uniram-se em um mesmo projeto, faltando um local mais adequado.

Montada a diretoria, o auxílio de um arquiteto alemão e outros de parcerias alemãs, doações e empréstimos, conseguiram comprar um terreno onde construiriam uma casa/abrigo, inicialmente só para meninos. Mais tarde, devido a demanda, fragilidade e carência familiar, meninas começaram a ser acolhidas também.

 

Tudo é possível

A creche propriamente dita teve seu inicio em 98, com salas de aula onde é exercido papel de: cuidar, educar e desenvolver o lado lúdico e intelectual, acoplando com o assistencialismo, afetividade e a capacidade de formar e transformar histórias. Tanto creche quanto abrigo seguem dentro do Estatuto da Criança e Adolescente e todas as legislações vigentes, atendidas e voltadas para a educação e cidadania e dignidade da criança.

Hoje, com seus 19 anos, a creche é um espaço de referência educacional. Para formar um time de cooperadores educacionais de excelência, Marisa Masiero convidou Lídia Silva e Silva, também formada em Serviço Social. Sua contribuição foi tamanha que após passar por diversas funções e vários setores, foi em busca de aperfeiçoamento, formou-se em Pedagogia de gestão, tornando-se diretora da creche São Vicente de Palotti.

Passaram pela entidade duas orientadoras educacionais, diversas professoras infantis maternais I e II e pré-escola, educadoras, serviços gerais, cozinheiras funcionárias do governo municipal. Muitas crianças fizeram parte desta trajetória da creche do Lar dos meninos, alguns já se casaram e fazem questão de que seus filhos, irmãos e netos passem pela instituição. Tudo por terem vivido no local um período que deixou saudades, que contribuiu para o crescimento pessoal e profissional também.

 

Em equipe

Desenvolvendo um trabalho com carinho e zelo com aproximadamente 260 crianças, por meio de atividades pedagógicas, lúdicas e psicomotores, atualmente, a instituição segue com direção de Lídia, tem como orientadora Ivete Hipólito, no setor administrativo a responsabilidade é de Ana Paula Fioramonte com sua equipe, oito professoras, 22 educadoras infantil, nutricionista, uma secretária, três cozinheiras e quatro serviços de apoio.

Na entidade, o sentimento de toda a equipe é de orgulho em fazer parte da historia de Presidente Prudente, por meio dos trabalhos desenvolvidos, seja no abrigo ou na creche. O senhor José e sua Marisa não imaginavam até onde iriam com o sonho inicial, mas por amor às crianças e adolescentes, tentaram fazer com que este seguisse em frente o máximo de tempo para ajudar pessoas que precisam de uma mão amiga para que pudessem ter o mínimo para sobreviver.

Com AI Lar dos Meninos/Creche São Vicente de Palotti

Publicidade

Veja também