Créditos de carbono: o que é e como eles são comercializados?

O mercado de crédito de carbono passou a ganhar força entre indivíduos e empresas. Segundo a OMM (Organização Meteorológica Mundial), os últimos oito anos foram os mais quentes da história. Além disso, seis dados internacionais reunidos pela OMM indicam as mesmas causas: concentrações crescentes de gases de efeito estufa e calor acumulado. 
Nesse contexto, o mercado de crédito de carbono passou a ganhar força. Diante das preocupações e dificuldades das alterações climáticas, há um aumento significativo na implementação de iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Como resultado, o mercado de crédito de carbono está se tornando cada vez mais popular para indivíduos, organizações e empresas. 
Mas afinal, o que é crédito de carbono? O crédito de carbono é um mecanismo monetário que representa a redução de uma tonelada métrica de dióxido de carbono equivalente (CO2e) ou sua remoção da atmosfera.  Os créditos e compensações de carbono são obtidos por meio de diversas iniciativas e projetos que tentam reduzir as emissões, dentre eles produção de energia renovável, melhorias na eficiência energética, reflorestamento e captura de metano em aterros sanitários. 
Cada iniciativa é avaliada rigorosamente para garantir a sua legitimidade e a precisão das reduções de emissões. A negociação de créditos de carbono é um processo estruturado que ocorre principalmente em mercados regulamentados desse segmento. Basicamente, os mercados de carbono são onde os créditos e compensações de carbono são comprados e vendidos. Em suma, é uma plataforma para indivíduos, empresas e governos adquirirem créditos ou compensações para as suas próprias emissões. 
Além disso, promove investimentos em projetos sustentáveis que gerem créditos de carbono. Dentre eles estão o incentivo à redução de emissões, a promoção de tecnologias limpas, o estímulo ao investimento em projetos sustentáveis, o reflorestamento e eficiências de energias. As empresas que dedicam fundos a tecnologias de baixas emissões podem criar créditos comercializáveis, que podem ser trocados por outras inovações.

Fonte:
exame.com/esg/o-que-e-credito-de-carbono-e-como-eles-sao-comercializados/

Publicidade

Veja também