Cresce em 83% número de cidades atingidas pela chuva

O número de desabrigados também aumentou, chegando a 20, entre 2014 e 2015, enquanto não houve nenhum registro entre 2013 e 2014.

REGIÃO - Bruno Saia

Data 07/04/2015
Horário 07:56
 

Balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual, em relação à Operação Verão 2014/2015, registrou aumento de 83,3% no número de municípios da região de Presidente Prudente, que foram atingidos por estragos causados pelas chuvas. Foram seis cidades afetadas durante a operação realizada entre 2013 e 2014, enquanto 11 municípios tiveram problemas com o excesso de chuvas entre 2014 e 2015. A Operação Verão tem duração de quatro meses (1º de dezembro de 2014 até 31 de março de 2015).

Jornal O Imparcial Excesso de chuvas afetou 11 municípios da região prudentina

O objetivo da operação é preservar vidas e reduzir danos materiais durante a estação climática mais chuvosa do ano e conta com a articulação entre os órgãos que prestam atendimento emergencial (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) e as equipes municipais de Defesa Civil.

Apesar do aumento no número de cidades afetadas na região, não houve nenhum ferido registrado em municípios regionais durante o período da última Operação Verão. No ano anterior, 12 pessoas sofreram ferimentos por conta dos estragos causados pelas chuvas. Por outro lado, houve dois óbitos registrados entre 2014 e 2015, enquanto não houve nenhuma vítima no período anterior. O número de desabrigados também aumentou, chegando a 20, entre 2014 e 2015, enquanto não houve nenhum registro entre 2013 e 2014.

 

Operação Estiagem


Com o resultado da Operação Verão, já começam os preparativos para a Operação Estiagem na região de Prudente. A Cedec/SP (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), em conjunto com as secretarias estaduais de Segurança Pública, Meio Ambiente e Saúde, realizará oficinas preparatórias para o período.

Nesta quinta e sexta-feira, a partir das 8h, o treinamento será realizado no Auditório Sebastião Jorge Chammé, no Centro Cultural Matarazzo (Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes). Na oficina serão discutidos temas como: política estadual de proteção e defesa civil; operação corta-fogo (prevenção e combate a incêndios florestais); orientações de como criar um plano preventivo para estiagem; procedimentos para situação de anormalidade; fiscalização e eliminação de queimadas e incêndios florestais; situação da dengue na região; e importância da formação regional de brigadistas e sua forma de acionamento.

O segundo dia será dedicado ao Corpo de Bombeiros, que ministrará aulas práticas para formação de brigadistas. Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela Cedec/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndio.
Publicidade

Veja também