Cresce número de óbitos de mulheres por doenças do coração

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 30/03/2024
Horário 04:09
CARDIOLOGISTA NINA AZEVEDO: “MULHERES DEVEM ESTAR ATENTAS A SINAIS FÍSICOS E EMOCIONAIS’
CARDIOLOGISTA NINA AZEVEDO: “MULHERES DEVEM ESTAR ATENTAS A SINAIS FÍSICOS E EMOCIONAIS’

Apesar de a incidência da doença isquêmica do coração, que leva ao infarto, ter diminuído no Brasil nos últimos vinte anos, ela ainda é a principal causa de mortes no país, sendo responsável pelo aumento dos óbitos de mulheres de 35 a 54 anos. Segundo dados do último Posicionamento sobre Doença Isquêmica do Coração – A Mulher no Centro do Cuidado, documento da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).

O levantamento também apurou que as mulheres são as mais vitimadas por um tipo de ataque cardíaco sem a obstrução das artérias coronárias, aquelas que alimentam o coração — quadro conhecido em inglês pela sigla MINOCA (Myocardial Infarction and Nonobstrutive Coronary Arteries).

Segundo a cardiologista, Nina Azevedo as condições tradicionais que predispõem às doenças coronarianas, como: hipertensão, obesidade, colesterol elevado, diabetes, tabagismo e sedentarismo se somam aos fatores adicionais que a Mulher pode apresentar, como alterações hormonais da Menopausa.

Vale ressaltar que as mulheres ainda estão exclusivamente sujeitas à doença hipertensiva da gestação, eclampsia e pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e aos efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama, por exemplo.

“O acúmulo de funções e o excesso de preocupações com a família tendem a fazer com que as mulheres se coloquem em segundo plano se o assunto é saúde, o que pode explicar esse cenário. A procura por ajuda tardiamente, associada a baixa informação sobre saúde cardiovascular da Mulher e a somatória de múltiplas jornadas podem justificar a maior mortalidade do sexo feminino”, explica a especialista.

Segundo a cardiologista, a receita para combater tantos problemas graves é tão simples quanto eficaz, e vale para ambos os sexos: atividade física na rotina, alimentação balanceada, não fumar e controlar os parâmetros de pressão arterial e diabetes com exames regulares e acompanhamento médico.

E, justamente por serem mais suscetíveis, as mulheres devem estar duplamente atentas aos sinais físicos e emocionais, bem como buscar tratamento diante de situações como ansiedade, depressão e qualquer tipo de abuso psicossocial. “Isso é tão necessário quanto controlar a pressão ou o colesterol”, finaliza Nina.

 

.....

 

 

RAPIDINHAS

...

A partir de agora as noites são mais longas. É outono, até 21 de junho.

...

Tênis Clube celebra a Páscoa com seus associados na noite deste sábado (30). Convites para o Baile da Aleluia ainda podem ser retirados hoje na secretaria do clube.

...

Cia Mudança de Presidente Prudente, grupo que produz obras de dança contemporânea, apresenta a intervenção/performance/urbana “A gente não quer só comida”, de autoria do dramaturgo Emerson Euzébio.

...

A intervenção performática do grupo de Emerson Euzébio acontece neste sábado, meio-dia, na Praça 9 de Julho (centro), e às 17h, no Parque do Povo (altura dos quiosques)

...

O prudentino Alex Hanazaki, eleito “maior paisagista do mundo”, assina o projeto do novo hotel Setai Resort, em João Pessoa.

...

Presidente Wesley Cottini já deu início à organização de mais uma edição do tradicional Baile de Gala da OAB Prudente. Será dia 9 de agosto no Espaço Solarium (Campus II da Unoeste).

...

Se você ainda não fez sua boa ação nesta Páscoa, ainda há tempo. Visite o Asilo de Velhinhos, o Lar São Rafael.

...

Salgadas ou doces, no rodízio da Pizzaria N. 1 é possível encontrar sabores diversificados para agradar a todos por um preço fixo.

...

Ponto final: Tudo vai dar certo, cabeça erguida e fé em Deus.

 

Publicidade

Veja também