Criança de 1 ano e 6 meses morre ao ser picada por escorpião em PP

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 22/07/2016
Horário 09:08
 

Uma menina de um ano e seis meses morreu na quinta-feira após ser picada por um escorpião, em Presidente Prudente. De acordo com o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, a paciente deu entrada na unidade no dia 30 de junho em estado muito grave, devido à picada, quando foi atendida prontamente pela equipe de emergência e conduzida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

"Seu quadro era considerado estável pela equipe médica, mas na madrugada de ontem apresentou complicações e, infelizmente, evoluiu para o óbito", expõe o hospital. A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) informou que ainda não foi notificada sobre o caso e que, assim que isso ocorrer, confirmará ou não se a morte foi em razão da picada do escorpião.

Jornal O Imparcial Acúmulo de lixo, materiais de construção e entulhos propiciam aparecimento de escorpiões

Atualmente, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) é responsável pelo trabalho de conscientização sobre a proliferação de escorpiões na cidade, que, segundo o órgão, se concentra sobremaneira no bairro Vila Formosa. O CCZ realiza orientações sobre o ambiente propício ao aracnídeo e vistoria as casas quando recebe denúncias sobre o aparecimento de escorpiões. Nos bairros com grande número de ocorrências é feita a visitação casa a casa para o fornecimento de informações.

O acúmulo de lixo, de materiais de construção, de vigas de madeira e outros itens que possam gerar um ambiente escuro e úmido são favoráveis para o aparecimento dos aracnídeos. A proliferação de baratas também, pois são alimentos para escorpiões. Quando o quintal de uma casa é considerado possível foco do inseto, a VEM notifica e dá um prazo para a adequação. Caso isso não ocorra, a pessoa é multada.

 

Programa Chagas


A VEM lançou ontem a Campanha Municipal de Intensificação do Programa Chagas, que busca estimular a busca ativa de triatomíneos, insetos transmissores da doença. Caso sejam encontrados, o órgão informa que serão enviados à Sucen (Superintendência do Controle de Endemias) para que sejam identificados, bem como realizada a borrifação contra o vetor na residência do munícipe.

A primeira etapa da campanha será realizada nos distritos, onde os agentes das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) foram capacitados para realizar abordagem com as famílias cadastradas nas unidades. Além disso, será realizada entrega de panfletos educativos, bem como foram afixados cartazes nas unidades. Ainda durante a campanha será realizado trabalho educativo com os garapeiros da cidade, nas usinas de cana-de-açúcar e nos locais que comercializam açaí.

A doença á causada pela entrada do Trypanosoma no sangue, que é ocasionada a partir do ferimento da picada do triatomas, que são os barbeiros, que se caracteriza por uma fase inicial aguda com sinais ou sintomas nem sempre percebidos e que podem evoluir para uma fase crônica, com comprometimento cardíaco ou digestivo. Os sintomas surgem após o décimo dia de contágio com o parasito e se manifestam em forme de febre, mal estar, falta de apetite e inchaço localizado. Já após um período de seis meses, vários órgãos do corpo, como fígado, coração, baço, esôfago e intestino podem ficar comprometidos, levando a sérios problemas em suas funções.

 

SERVIÇO


PICADA DE ESCORPIÃO


De acordo com o CCZ, em caso de suspeita de picada de escorpião as pessoas devem se dirigir exclusivamente ao Hospital Regional ou à Santa Casa de Misericórdia, hospitais que podem prestar o atendimento correto à vitima, fornecendo o soro antiescorpiônico.

 
Publicidade

Veja também