Crianças e adultos interagem na oficina Quintal Esportivo

SESC VERÃO Montado no bosque da unidade, projeto oferece várias atividades lúdicas e recreativas focadas no esporte; pais podem se divertir junto com os filhos durante a programação

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 13/01/2017
Horário 07:45


Em continuidade às atividades do Sesc Verão 2017 em Presidente Prudente, iniciou nesta semana a prática de exercícios físicos no Quintal Esportivo. Com um espaço montado para a realização de atividades lúdicas e esportivas, a oficina tem o objetivo de promover a interação de crianças e adultos, possibilitando a troca de experiências e fomentando novas descobertas diante da recreação.

Jornal O Imparcial Cronograma do Quintal Esportivo segue com atrações gratuitas até dia 28 de fevereiro

Ao longo das edições do Sesc Verão, promovida pela unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio) Thermas, é o quarto ano consecutivo que a instituição traz o projeto. De acordo com o instrutor de esportes, Gabriel Damasco, é uma aposta que deu certo. "O Quintal Esportivo é a chance dos pais usarem as férias para praticar esportes com os filhos. Na ação, através do espaço que adaptamos com aparelhos e objetos de várias modalidades, é proporcionado um ambiente de troca entre a criança e adulto. Realmente um momento pai e filho", conta.

Pensado para atender crianças de 3 a 12 anos de idade, neste ano, o quintal trabalha bastante os elementos da ginástica. Com o uso de argolas, bambolês, cordas e bolas, por exemplo, os brinquedos imitam os aparelhos da modalidade olímpica, como o cavalo. "A gente tenta, a cada ano, trazer um tema diferente. Em 2016, por ser um ano olímpico, montamos o espaço como se fosse uma pista de atletismo. Então, a gente tenta inovar. Além da ginástica, as pessoas vão encontrar outros esportes também. Mesmo de forma temática, a intenção é promover um ambiente democrático. Assim, os filhos participam e os pais também", completa Gabriel.

E participam mesmo, como o caso da dona de casa Alessandra Aparecida Lourenço da Silva, 41anos. Mãe da Sofia, de 3 anos, ela encara a programação pela primeira vez e garante que vai participar de todo o cronograma. "É um momento único com os filhos. Além disso, temos a oportunidade de nos exercitar, o que hoje em dia é muito difícil. É muito importante promover essa interação", afirma.

Quem compartilha dessa ideia é a bióloga Iolanda Alves Gontijo Taminato, 48 anos. Acompanhando a filha Karina, ela acrescenta que mais que interagir e se movimentar, a criança, em contato com o esporte, produz reflexos no desempenho acadêmico. "Ela está de férias e eu procuro estar sempre ao lado dela para acompanhar, praticando atividades em parques, bosques e colônias, por exemplo, pois isso desenvolve a concentração, o que reflete na leitura e nos estudos. É essencial ter esse momento e afastar a criança do meio eletrônico", finaliza.

 

E tem mais!

Qualquer pessoa pode participar do Quintal Esportivo. Dentro do cronograma do Sesc Verão, o projeto vai até o dia 28 de fevereiro. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados e domingos, das 9h às 18h.

 

 

Veja também