Crise climática

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2022, mais comumente referida como COP27, será realizada de 6 a 18 de novembro de 2022, em Sharm El Sheikh, Egito. Este evento, que reunirá os líderes de praticamente todos os países globais, ocorrerá sob forte pressão, após a divulgação do 6º Relatório do IPCC, já que quase todos os cientistas de clima publicados (97–98%) apoiam o consenso sobre mudança climática antropogênica, e os 3% restantes de estudos contrários ou não podem ser replicados ou contêm erros. 
É cediço que o clima comanda o ritmo e a duração das estações, influi nos ecossistemas e toda a rica biodiversidade que se conhece a florescer hoje está inescapavelmente atada a estreitos parâmetros climáticos. As espécies podem se adaptar a grandes variações de temperatura ao longo do ano, mas na maior parte dos casos os sistemas biológicos não estão preparados para resistir a grandes variações na média da temperatura, se todos os dias do ano forem um pouco mais quentes que o normal. 
As reações químicas são aceleradas com a elevação das temperaturas. A maior parte dos seres vivos não regula sua temperatura corpórea e mais ou menos acompanha os níveis do ambiente. Os gases estufa do ar impregnam os oceanos e acentuam sua acidez, além de contribuírem para uma maior desoxigenação. O calor maior interfere no ciclo das chuvas e na oferta de água; faz os gelos derreterem modificando ecossistemas e reduzindo o albedo terrestre; faz o oceano aquecer e aumentar de volume: altera as correntes marinhas e a estratificação da coluna de água; derrete os solos congelados; aumenta o nível de umidade no ar e reduz a umidade do solo; modifica balanços energéticos e ciclos bioquímicos; intensifica tempestades e desastres ambientais e introduz uma infinita série de outras modificações nos sistemas da Terra, que reagem entre si amplificando os efeitos e desencadeando novas causas. 
Mudanças progressivas no ambiente físico introduzem desarranjos progressivos na biologia e no equilíbrio entre as espécies, e isso se reproduz em cascata ao longo de toda a árvore da vida.

Fonte:
1)    https://pt.wikipedia.org/wiki/Consenso_cient%C3%ADfico_sobre_mudan%C3%A7as_clim%C3%A1ticas;


 

Publicidade

Veja também