Crise financeira

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 09/09/2023
Horário 04:17

O prefeito Ed Thomas (sem partido) conta ao Plantão que a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) anuncia nova mobilização municipalista para os 3 e 4 de outubro em Brasília, voltada ao enfrentamento da grave crise financeira.

PARA INTENSIFICAR
Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, presidentes de Câmaras e vereadores de todo o Brasil estarão em busca de intensificar o diálogo com o Congresso Nacional – Câmara e Senado – e com o governo federal.  

PARA SENSIBILIZAR
A intenção é sensibilizar os senadores, deputados federais e o governo brasileiro sobre a urgência de avançar pautas prioritárias e urgentes para amenizar o atual cenário de crise, incluindo a aprovação do repasse adicional de recursos. 

PARA ACRESCENTAR
Repasse para acrescentar 1,5% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), previsto na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que desde março aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal. 

OUTRAS DEMANDAS
Também estão na pauta da mobilização, de dois dias no centro do poder, outras demandas, que são relacionadas à previdência, saúde e educação. A mobilização é liderada pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

EM ALTO CONCEITO
O prefeito Ed Thomas está entre os convocados diretamente pelo presidente nacional, por sua facilidade de comunicação e por ser o presidente da Unipontal (União dos Munícipios do Pontal do Paranapanema).

PRESENÇA DE TODOS
Conforme Paulo Ziulkoski, advogado e político que foi prefeito de Mariana Pimentel, no Rio Grande do Sul, é necessária a presença de todos os gestores públicos municipais do país na mobilização de outubro em Brasília.

VISANDO SUPERAR
No seu entendimento, a presença de cada prefeito será decisiva para que a luta possa prosperar. A expectativa é de que será superada a participação da mobilização realizada em agosto, quando estiveram em Brasília 2 mil gestores. 

CONSELHO POLÍTICO
A decisão de novo encontro na capital federal ocorreu em reunião do Conselho Político da CNM, com a sugestão apresentada por Paulo Ziulkoski e aprovada pelos integrantes da diretoria e demais lideranças de entidades estaduais e microrregionais do país.

AÇÕES DE SEGURANÇA
A vereadora Joana D´Arc (PSB) conta ao Plantão que está empenhada na busca de ações pontuais para melhorar a segurança no terminal rodoviário, no bairro Chácaras Arilenas e nas feiras livres da Avenida Manoel Goulart e da Vila Formosa.

COMANDO DO 18º
Nesse sentido esteve conversando com o comandante do 18º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), coronel Luís Nelson Disaró, acompanhado do major Júlio César Domingues e do capitão Emerson de Barros Bermudes.

AMPLA ARTICULAÇÃO
Conforme a vereadora, as ações são articuladas para envolver a Polícia Militar, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública e a sociedade civil organizada.   

Publicidade

Veja também