Cuidados com remédios em idosos e tarjas

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 01/03/2023
Horário 04:30

Os idosos costumam fazer uso contínuo de medicamentos, muitas vezes três, quatro ou mais remédios. São medicamentos para diabetes, induzir ao sono, doenças demenciais, controle do colesterol, da dor e da pressão arterial, dentre muitos outros. 
Será sua obrigação de filho, mesmo que os idosos morem com seus familiares ou tenham cuidadores, conferir se os medicamentos estão sendo tomado nos horários e dosagens corretas, pois evitar riscos de superdosagens ou interações possibilita diminuição da pressão arterial e quedas com fraturas ósseas. O controle deve ser ainda maior se eles morarem sozinhos, pela dificuldade em enxergar devido à catarata, pela dificuldade de locomoção em pegar os remédios e pela diminuição da memória recente.
A indústria farmacêutica apresenta medicamentos com tarjas, que podem estar relacionadas a alguma alteração indesejada. 

1- Tarja vermelha sem retenção da receita- receita branca em uma via 
Os medicamentos são vendidos mediante a apresentação da receita, que não fica retida na farmácia. Esses medicamentos podem provocar efeitos colaterais graves. Nesse sentido, na tarja vermelha está impressa a mensagem “venda sob prescrição médica”.  

2- Tarja vermelha com retenção da receita- receita branca especial em duas vias 
Os medicamentos são os psicotrópicos empregados em pacientes com doenças mentais graves, como esquizofrenias. Por isso, na tarja vermelha está impresso “venda sob prescrição médica – só pode ser vendido com retenção de receita”.  

3- Tarja preta- receituário cor azul 
São medicamentos que possuem ação sedativa, grupo dos benzodiazepínicos. A tarja preta vem com a inscrição “venda sob prescrição médica – o abuso deste medicamento pode causar dependência”. 

4- Tarja amarela 
Representa os medicamentos genéricos. 

5- Sem tarja 
Os medicamentos isentos de prescrição médica não exigem tarjas nos medicamentos. Os não tarjados ou medicamentos isentos de prescrição  apresentam poucos efeitos colaterais ou contraindicações, desde que usados corretamente e sem abusos. São utilizados para o tratamento de sintomas como resfriados, azia, má digestão, dor de dente. 

Nenhum, absolutamente nenhum medicamento deveria ser comprado ou ingerido sem uma consulta e prescrição médica, pois a automedicação é um risco à saúde.
 

Publicidade

Veja também