Cuide da sua saúde integralmente

EDITORIAL -

Data 11/12/2022
Horário 05:08

Os cuidados com a saúde – nosso bem mais precioso – devem ser constantes ao longo de todo o ano, no entanto, a cada mês, determinada doença é colocada em foco para impactar e conscientizar a população. Com a chegada do último mês do ano, chegou o momento de falarmos sobre o “Dezembro Vermelho”, quando as atenções são destinadas a doenças como HIV/aids, sífilis, hepatites B e C e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

Desta forma, diversos municípios regionais – como já noticiado por O Imparcial – desenvolvem estratégias para possibilitar à população maior acesso aos tão importantes testes rápidos. Trata-se de uma grande oportunidade para as pessoas, especialmente aquelas mais suscetíveis a tais doenças, como as sexualmente ativas, checarem suas saúdes. Durante as ações realizadas no Dezembro Vermelho, os profissionais de saúde também compartilham informações e orientações cruciais para evitar o contágio, como o uso de preservativo, não compartilhar seringas e objetos perfurocortantes, entre outras.

Em tempos de Covid-19, muitas pessoas acabaram negligenciando os cuidados com outras doenças, deixando de tomar medidas preventivas e de se submeter a exames essenciais para a boa manutenção da saúde. No entanto, é urgente que a população volte a se cuidar integralmente. E, se não tinha esse hábito pré-Covid, que passe a ter, pois uma das principais lições que o coronavírus no ensinou foi que a saúde deve ser priorizada, pois sem ela, nada somos.

Publicidade

Veja também