Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estudantes para o Cursinho Ideal, extensivo pré-vestibular gratuito realizado na FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), em Presidente Prudente. No total, serão ofertadas 250 vagas, sendo 170 para o período noturno (19h às 22h30) e 80 para o período vespertino (14h às 17h40).
Podem participar do processo seletivo estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. As inscrições vão até 16 de janeiro e são feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no edital do processo (linktr.ee/cursinhoideal).
O Cursinho Ideal existe desde 1999 e nasceu por uma reivindicação do movimento estudantil da FCT/Unesp. É o único curso preparatório pré-vestibular gratuito na região e já atendeu aproximadamente 8,5 mil jovens. Atualmente, recebe apoio da Proec (Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura) da Unesp.
Segundo o coordenador discente do Cursinho Ideal, Vinícius Vessane, mestrando em Química pela FCT/Unesp, o objetivo da proposta vai além de conquistar uma vaga no ensino superior. “Eu enxergo que a importância do Cursinho Ideal reside na transformação que o projeto faz na vida dos estudantes, de modo que não só o objetivo da aprovação no vestibular seja importante, mas que a formação de sujeitos críticos e ativos na sociedade também seja. Digo, ajudá-los a enxergar o mundo de outra forma, com maior número de possibilidades”, explica.
O cronograma do processo seletivo tem duas etapas: análise socioeconômica e prova objetiva de conhecimentos gerais, cujo conteúdo encontra-se disponível no edital.
Em relação à política de cotas, serão reservadas 10% das vagas por turma para ex-estudantes do Cursinho Ideal que não obtiveram êxito no vestibular e 5% das vagas para filhos de funcionários da Unesp, em ambas as situações, participantes de todas as etapas do processo seletivo.
Não há cobrança de taxa de inscrição, mas, caso o candidato seja aprovado no processo seletivo, haverá taxa única de matrícula e uniforme, no valor de R$ 70. As aulas vão se iniciar em março de 2026.