Danylo Santos mira vaga na Rio-2016

Esportes - Jefferson Martins

Data 05/05/2016
Horário 09:50
Dedicação! Para Danylo Santos Martins, atleta da equipe ASA de São Bernardo do Campo, mas que treina em Presidente Prudente, essa é a principal arma para vencer no esporte. Focado, o jovem de 24 anos, que atua pelo salto em distância, mira uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para atingir a meta serão duas oportunidades. A primeira delas é agora, entre 14 e 16 de maio, no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, no Estádio Nilton Santos (Engenhão).

Jornal O Imparcial Treinado por Dino (no canto dirieto), Danylo busca índice olímpico

A outra chance será no Troféu Brasil, de 30 de junho a 3 de julho, em São Bernardo do Campo. O índice que Danylo precisa fazer é de 8,15 metros, de acordo com a tabela da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo, na tradução do inglês para o português). "No momento a gente treina forte visando o Troféu Brasil, e o Ibero é uma competição no meio, que vai ser uma espécie de teste, para ver como vamos chegar e, se Deus quiser, o índice virá e será motivo de muita felicidade", diz.

O atleta não esconde a alegria de participar do torneio em solo carioca, que servirá também como evento-teste das Olímpiadas. "Batalhei bastante para chegar lá, tanto em competição, quanto em treinos, que é onde a gente tem que se empenhar. E estou muito feliz, treinando muito para representar o Brasil, e claro melhorar minha marca e fazer o índice olímpico", completa ele que está no atletismo há oito anos, cinco em provas de salto.

 

Motivação

De Praia Grande (SP), Danylo conta que o seu início foi na escola, e desde então as coisas se encaminharam para se tornar profissional. "A gente passa por várias provas na fase de iniciação. Por ser grande, me adaptei melhor ao salto. Os resultados foram bons e venho crescendo", fala. A inspiração, segundo ele, não poderia ser outra: a família. "Sempre fui muito batalhador, e isso eu tirei do meu pai, mãe, tios, e o que mais me motiva a continuar são eles. Além disso, depois que eu perdi a minha vó, tentei encaixar meu ritmo de vida e o atletismo passou a ser ainda mais sério", conta.

 

Foco

O atleta que faz a sua preparação em Prudente, revela ainda que para conquistar todos os objetivos é necessário viver intensamente o que faz. "Procuro trabalhar bastante a parte da cabeça. Nos treinos e em casa. Quando você quer ser atleta, tem que viver 24 horas o esporte. Claro que tenho momentos de lazer, mas moderadamente. Vivo o esporte aqui, em casa, e sempre buscando algo para melhorar. A principal dificuldade nossa é a parte psicológica, e se você não está preparado para dificuldade, até mesmo para os momentos de alegria, pode fugir do controle", explica.

 

Palavra do técnico

Seu comandante, Dino de Aguiar Cintra Filho, elogia o comportamento de Danylo, que é seu atleta desde os 16 anos. "Dos que são treinados por mim, ele é o mais dedicado, e de acordo com o nosso acompanhamento a evolução tem sido muito grande, ano a ano melhorando. Ele é bem dedicado e as chances são grandes. Danylo está entre os 12 melhores do mundo, mas tem condições de melhorar a marca", aposta.
Publicidade

Veja também