DDM investiga estupro de vulnerável; vítima foi uma mulher de 32 anos

Ela relatou que acordou no quintal da residência, enquanto um homem apertava seu pescoço

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 09/12/2020
Horário 10:15
Foto: Arquivo
Investigação está aos cuidados da Delegacia de Defesa da Mulher
Investigação está aos cuidados da Delegacia de Defesa da Mulher

Um homem de 48 anos foi preso na madrugada de hoje por estupro de vulnerável, em Presidente Prudente. O crime teria ocorrido na residência da vítima, de 32 anos, que acordou com o acusado sobre seu corpo no quintal da residência. 

A Polícia Militar esteve no local do crime – endereço preservado pela Polícia Civil. Conforme informações do boletim de ocorrência, a vítima disse que a única lembrança que tinha daquela madrugada foi de ter acordado caída no chão com um homem, até então desconhecido, que apertava seu pescoço.

Segundo ela, ao mesmo tempo o indivíduo tentava lhe estuprar.

Diante disso, ela gritou por socorro e chutou o suspeito, que pulou o muro do imóvel. Vizinhos alegaram terem visto o homem na casa da vítima e que o mesmo teria entrado em um GM/Monza escuro, veículo utilizado na fuga.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição recebeu informações de que o acusado é conhecido no bairro, uma vez que desenvolve serviços de pedreiro. Diante das características colhidas, os policiais iniciaram diligências e localizaram o suspeito sentado na calçada de sua casa. Conforme os militares, ele estava próximo ao carro e aparentava estar embriagado.

Durante a abordagem, o homem negou as acusações e disse que não conhecia a vítima. Ele ainda informou que momentos antes esteve em um estabelecimento comercial onde tomou algumas cervejas e retornou para a residência. 

Testemunhas ouvidas

O acusado e a vítima foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil onde prestaram depoimentos sobre o crime. Além deles, estiveram presentes alguns vizinhos que disseram terem visto o homem pular o muro e fugir da casa.

Na delegacia, ele manteve a versão apresentada anteriormente. Por sua vez, a mulher também manteve a acusação, mas acrescentou que antes do crime o indivíduo esteve em sua casa, juntamente com um casal de amigos. Em certo momento, todos teriam ido embora, quando logo depois a vítima acordou no quintal da residência. 

“Após analisar os fatos e provas aqui apresentados, entendendo estarem presentes indícios de autoria e materialidade, bem com o estado flagrancial, [a autoridade policial] ratificou a voz de prisão dada ao autor e providenciou a lavratura do respectivo auto de prisão em flagrante”, informou a Polícia Civil.

O caso segue sob investigação da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) que deverá receber os resultados dos exames de corpo e embriaguez que foram solicitados aos envolvidos. 


Agência Brasil - Na pandemia, estupro de vulnerável número supera a média de anos anteriores

O que configura estupro de vulnerável?

O estupro é enquadrado como de vulnerável quando a vítima tem menos de 14 anos, tem algum tipo de deficiência ou, por alguma razão, não pode oferecer resistência à violência, como em caso de embriaguez.

Conforme reportagem da Agência Brasil, no primeiro semestre de 2020, quando começou o período de distanciamento social, 84% dos estupros de vulnerável registrados pela Polícia Civil no Estado de São Paulo aconteceram na casa das vítimas. Em maio essa proporção chegou a 88%. Os números superam a média de anos anteriores, que já era alta: 79%.

Os dados foram baseados em boletins de ocorrência registrados entre janeiro de 2016 e junho de 2020, analisados pelo Ministério Público, o Instituto Sou da Paz e o Unicef.

Publicidade

Veja também