Decreto de criação de cursos de Dança e Teatro em PP é assinado por prefeito

Reivindicação da classe artística, assinatura ocorreu durante a cerimônia de lançamento do 23º Fentepp na manhã do dia 30

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 05/11/2017
Horário 03:51
Marcio Oliveira, Coreógrafo, bailarino e proprietário da Corpo que Dança: 25 anos de dedicação à dança
Marcio Oliveira, Coreógrafo, bailarino e proprietário da Corpo que Dança: 25 anos de dedicação à dança

Durante a cerimônia de lançamento do 23º Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente) que ocorreu na manhã do dia 30, segunda-feira, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) assinou o Decreto 28.460/2017, que dispõe pela criação dos cursos de Dança e de Teatro na Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, localizada no Centro Cultural Matarazzo.

As aulas que terão nível profissionalizante, atendendo a uma antiga reivindicação da classe artística prudentina ainda não têm data definida para iniciarem. Assim como o concurso público para seleção dos professores. 

Em nota da Secult (Secretaria Municipal de Culura) o titular da pasta, José Fábio Sousa Nougueira, expõe que o lançamento dos novos cursos representa “um sonho realizado”, que certamente “impulsionará a profissionalização da arte no município”. Segundo o secretário, “a criação dos dois cursos é a semente para uma escola dentro da escola municipal de artes”.

A conquista foi comemorada pelos artistas que participaram do evento. Dentre eles estava o bailarino Emerson Euzebio da Silva, que há 25 anos se dedica integralmente à dança, inclusive é proprietário de uma escola, Corpo que Dança, qual tem sido sucesso com seus bailarinos até mesmo fora do país.

Visivelmente emocionado com a iniciativa do governo municipal, Emerson ressaltou que ver a arte de modo geral sendo tratada pelo governo municipal com o respeito e atenção que merece é maravilhoso. Motivo de orgulho.

Também presente no lançamento, o diretor teatral, Silvio Moreira de Souza, há mais de 40 anos desenvolvendo a arte, destacou em outra entrevista a este impresso que os cursos são uma vitória para os artistas, que sempre lutaram, por mais oportunidades.

“Prudente é um celeiro de artistas, o que é fundamental, pois, a partir da arte é possível tirar muitos jovens das ruas. Já perdemos diversos artistas para outras áreas. O teatro deveria estar na grade escolar e vamos militar por isso. Por enquanto, estamos felizes com a abertura dos cursos que significa sim, evolução”, salienta o diretor teatral.

 

Alianças

Emerson enfatiza que esse é um grande marco e de alianças para a dança junto ao poder público, uma vez que desde a fundação de Presidente Prudente não existe uma política dessas reconhecida, especificamente, na área de dança.

Para o bailarino, o curso vem para aprimorar e qualificar os profissionais que já estão trabalhando na área, uma vez que, também oferecerá o registro profissional por meio da DRT (Delegacia Regional do Trabalho).

“Nesses 25 anos de experiência profissional temos muitas pessoas na cidade trabalhando na informalidade e sem qualificação. Existem muitas escolas boas, formando bons profissionais. Essas pessoas não têm uma perspectiva de qualificação, ou de andamento para um aperfeiçoamento. Então ter esse registro já muda um cenário na cidade. Claro que ainda precisamos de uma companhia municipal, de uma escola futuramente. Mas, a atual viabilidade já nos satisfaz muito porque temos ai um amparo do poder público”, frisa o coreógrafo.

 

Mais força

Emerson ressalta que não é impossível trabalhar com arte no país, mas com aporte os artistas ganham mais força para caminhar dentro desse mundo que é muito difícil. Ele diz ser um representante da dança dentro desse projeto, idealizado pelo secretário de Cultura e o assessor da pasta, Denilson Biguete, outro representante do teatro que se dedica ao extremo pela arte. Juntos, farão de tudo para que aconteça da melhor forma para que venha realmente adubar esse terreno, trazer mais condições de trabalho, mais referências, perspectivas, tudo em favor da dança.

“Com o lançamento do decreto já ganhamos mais visibilidade, profissionais que estão estudando fora do país já entraram em contato querendo fazer parte do programa. Ou seja, ganhamos um setor notório para o Brasil que está vendo que em Presidente Prudente tem cadeira de dança, tem representação da dança no setor público. Olha que bacana isso! Resultado de total visibilidade para esta ação”, comemora o bailarino.

 

Publicidade

Veja também