Decreto que regulamenta futura implantação do 5G em Prudente será assinado nesta terça

Ato trará detalhes sobre trâmite para instalação da nova tecnologia da cidade, assim como licitação para empresas de telecomunicações

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/09/2022
Horário 17:07
Foto: Marcello Casal Junior/Agência Brasil
Decreto traz regulamentação necessária para viabilizar instalação do 5G em Prudente
Decreto traz regulamentação necessária para viabilizar instalação do 5G em Prudente

Será assinado nesta terça-feira, em Presidente Prudente, o decreto que regulamenta a futura implantação da internet 5G no município. O ato ocorre às 9h, no gabinete da Prefeitura. No local, o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Helton Sapia, trará detalhes sobre o trâmite para implantação da nova tecnologia na cidade, assim como a licitação para as empresas de telecomunicações que irão disponibilizar o 5G em Prudente.

O documento foi elaborado em conjunto pela Setec e Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação).

O decreto dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para ETR (Estação Transmissora de Radiocomunicação), autorizada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para diversas tecnologias disponíveis no mercado, em especial o 5G e outras a serem implantadas, nos termos das legislações vigentes no município. "A assinatura do decreto cria portas de entrada e toda regulamentação necessária para viabilizar a instalação da tecnologia", reitera a administração.

"A evolução da internet contribuirá com as empresas e aumento da competitividade, por conta da ultravelocidade e eficiência desta nova tecnologia, que processa as informações de forma muito mais ágil e ainda inclui a inteligência artificial e robótica", completa.

Helton ressalta a implantação da infraestrutura de suporte para ETR em todas as zonas ou categorias de uso que atendam aos limites seguros de exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos na faixa de radiofrequência.

Publicidade

Veja também