A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou que, entre este sábado segunda-feira, a lenta passagem de uma frente fria pela costa do Estado criará condições para chuvas mais persistentes em todo o território paulista. Na região de Presidente Prudente, está previsto nível médio de acumulado de chuva. Em todo o Estado, podem ocorrer momentos de chuva forte, com potencial para transtornos, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Conforme o órgão, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) segue em monitoramento contínuo e o Gabinete de Crise foi instalado e atua na modalidade remota, com acompanhamento permanente das condições meteorológicas e das ocorrências registradas no Estado. Em caso de agravamento das chuvas, o gabinete pode ser acionado na modalidade presencial.
A Defesa Civil reforça a importância de que a população acompanhe os alertas oficiais e adote medidas de autoproteção, evitando áreas sujeitas a alagamentos e enxurradas, não atravessando vias inundadas e buscando abrigo em local seguro durante temporais. Em áreas de encosta, é fundamental observar sinais de deslizamento, como rachaduras no solo, nas paredes ou em muros.
Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Níveis de acumulado de chuva
Muito alto:
Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região de Campinas.Alto:
Regiões de Barretos, Franca e Ribeirão Preto.Médio:
Regiões de São José do Rio Preto e Araraquara, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Baixada Santista e regiões de Sorocaba, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba e Bauru.